Projetos de bolsistas se destacam por contribuições à pesquisa
Anualmente, a Comissão de Bolsas PCI do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) avalia os resultados dos projetos de seus bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI). A última avaliação aconteceu no final do primeiro semestre de 2022, incluindo uma maioria de projetos realizados em grande parte no período de maior isolamento social da pandemia de Covid (entre março de 2020 e agosto de 2021) em que o INT permaneceu em atividade por trabalho remoto, com acesso restrito às bancadas de laboratório. O resultado dos trabalhos, no entanto, foi surpreendente.
“A maioria das avaliações foi de boa para excelente. Isso mostra que os bolsistas conseguiram avançar muito bem nos seus objetivos, inclusive no período ainda de trabalho remoto. Me chamou a atenção a organização e a segurança no que estavam falando, que demonstrou o comprometimento deles com a pesquisa” – destaca Maurício Monteiro, presidente da Comissão de Bolsas PCI do INT e coordenador de Planejamento Tecnológico do Instituto.

O coordenador Maurício Monteiro preside a Comissão de Bolsas PCI do INT.
O Programa
Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o PCI representa uma importante fonte de fomento à capacitação científica, tecnológica e de inovação para todas as Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério. No caso do INT, somente em 2022, já passaram pelo programa 79 bolsistas, se mantendo – entre os que concluem e os que iniciam novos projetos – uma média de 60 em atividade. Essas bolsas de pesquisa atraem profissionais e especialistas com perfis e níveis de formação diversos, desde o ensino médio técnico até o pós-doutorado.
“O PCI agrega conhecimento ao Instituto, pois os bolsistas, principalmente aqueles com formação mais avançada, trazem uma bagagem muito grande, que complementa nossa competência, contribuindo para aprimorar técnicas e conceitos que ainda não estavam consolidados no Instituto. Por outro lado, o INT disponibiliza muito conhecimento a esses bolsistas, tanto pelo contato diário com os pesquisadores e tecnologistas, como pelo uso de laboratórios muito bem equipados” – resume Maurício Monteiro.
Destaques do PCI INT
Após o parecer de especialistas, a Comissão de Bolsas PCI do INT destacou um trabalho para cada uma das três grandes áreas de pesquisa do Instituto: Químicas, Materiais e Engenharias. A avaliação consistiu na análise de um trabalho escrito e também na avaliação de uma apresentação gravada em vídeo.
“Foram diferentes bancas e adotamos critérios simples porém bem focados. Os trabalhos escolhidos obtiveram destaque principalmente nesses itens de organização e conhecimento do tema que estava sendo apresentado. Avaliamos também a interação com a equipe, além da apresentação em si, que demonstrou que eles tinham argumentos técnicos bem consolidados” – conclui o presidente da Comissão de Bolsas PCI do INT.
Confira a seguir as matérias especiais sobre o trabalho e a trajetória de cada um dos bolsistas que se sobressaíram nessa avaliação.