Destaques da Iniciação Científica e Tecnológica são premiados

Fundamentais para o início nas carreiras de pesquisa, os programas de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq exercem um papel decisivo na vida profissional dos estudantes, ao mesmo tempo em que representam renovação para os projetos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Ciente desta importância, a coordenação dos Programas PIBIC e PIBITI do INT destaca os melhores trabalhos de cada ano por meio do Prêmio João Consani Perrone de Iniciação Científica e Tecnológica.
A seleção dos trabalhos é feita a partir da análise das bancas avaliadoras presentes nas apresentações dos bolsistas. A premiação costuma acontecer durante o Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica e às Inovações do INT (ENICTI). Em decorrência da ausência de eventos presencias em 2020 e 2021, no entanto, os prêmios referentes às edições desses anos (9ª e 10ª) foram entregues em um evento especial no dia 29 de julho de 2022.
A entrega dos prêmios foi realizada pela diretora do INT, Iêda Caminha, e a cerimônia contou com a participação dos orientadores e coorientadores dos projetos vencedores. Os troféus foram confeccionados pela área de Design Industrial do Instituto, que utilizou tecnologia de impressão 3D para produzir as peças.
“Destaco o esforço extraordinário que orientadores, coorientadores e bolsistas fizeram durante a pandemia para que seus trabalhos pudessem ser realizados. A orientação e coorientação juntamente com as ações realizadas pela Coordenação dos Programas PIBIC e PIBITI fazem diferença fundamental na formação dos bolsistas. Esse conjunto de ações faz com que os bolsistas busquem a excelência naquilo que estão fazendo, e a premiação é a consequência dessa busca” – conclui a coordenadora dos Programas PIBIC e PIBITI do INT, Valéria Costa, anunciando ainda para este ano a próxima edição do prêmio.
Confira os premiados e seus trabalhos
9º ENICTI (2020)
Iniciação Científica (PIBIC):
Joyce Silva (Química e Biotecnologia), com Recuperação de Antioxidantes da Casca de Banana e Avaliação da Estabilidade Química do Extrato; Júlia Carvalho (Materiais), com Modelagem e identificação de parâmetros constitutivos em plasticidade e viscoplasticidade; Renan Ferreira (Avaliações e Processos Industriais), com P&D de tecnologias baseadas em métodos quantitativos para apoiar a tomada de decisão na indústria num contexto de incertezas.
Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI):
Alannah Calazans (Catálise, Biocatálise e Processos Químicos), com Conversão de pentoses a álcool furfurílico sobre catalisadores zeolíticos em um processo contínuo; Carlos Alberto Soares Jr. (Catálise, Biocatálise e P. Químicos), com Estudo de catalisadores Pt/TiO2 para a HDO de moléculas modelo representativas do bio-óleo; Felipe Rafael Amaral (Catálise, Biocatálise e P. Químicos), com Quantificação e extração enzimática de procianidinas das sementes de açaí.
10º ENICTI (2021)
Iniciação Científica (PIBIC):
Alannah Calazans (Catálise, Biocatálise e Processos Químicos), com Hidrólise do álcool furfurílico a ácido levulínico sobre catalisadores a base de nióbio; Isabele Silveira (Química e Biotecnologia), com Uso da casca de banana para o enriquecimento do óleo de soja: Efeito dos compostos bioativos sobre os aspectos nutricionais e tecnológicos do óleo; Pedro Cezar Dias (Química e Biotecnologia), com Avaliação da eficácia e da segurança de fármacos promissores à base de biomassa e extratos de Arthrospira (Spirulina) platensis para o tratamento de Covid-19; Lucas de Paula (Avaliações e Processos Industriais), com Statistical Learning na Gestão de Operações na área da Saúde.
Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI):
Agape Silva (Química e Biotecnologia), com Alternativas de remoção de fármacos antivirais e seus produtos de degradação em matrizes aquosas do Rio de Janeiro utilizando processos oxidativos avançados; Fabiane Nascimento (Catálise, Biocatálise e Processos Químicos), com Aproveitamento de procianidinas de alto grau de polimerização do extrato de semente de açaí; Mayara Almeida (Catálise, Biocatálise e Processos Químicos), com Produção de ésteres de manose a partir de extrato de semente de açaí e ácidos graxos residuais por meio de via enzimática.