Notícias
INT leva à SBPC soluções sustentáveis que transformam resíduos agroindustriais em produtos de alto valor
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) apresenta na ExpoT&C, de 14 a 19 de julho, soluções tecnológicas de baixo carbono em diferentes vertentes. Entre estas estão transformações químicas e bioquímicas de diversos resíduos agroindustriais, gerando biocombustíveis e diversos bioprodutos de alto valor agregado.
O amido é uma das fontes de matéria-prima renováveis mais abundantes no planeta. O que poucos sabem, e que o INT mostra nesta exposição tecnológica integrante da 77ª Reunião Anual da SBPC, é que ele também está presente em fontes residuais, como a amêndoa do caroço de manga. Submetido ao processo de hidrólise total, o amido forma a glicose, que é uma importante molécula plataforma com potencial para formar vários produtos de valor agregado como sorbitol e hidroximetilfufural (HMF).
Já o bagaço e a palha da cana são resíduos compostos por lignina, celulose e hemicelulose, que contêm principalmente aromáticos, glicose e xilose na sua composição. A partir da xilose os pesquisadores do INT desenvolveram rotas para obter produtos utilizados na indústria química, alimentícia, farmacêutica e biocombustíveis como o SAF (combustível sustentável de aviação). Este biocombustível que substitui o querosene de aviação (hidrocarbonetos contendo entre 9 e 16 átomos de carbono), também é obtido a partir dos terpenos, compostos obtidos de outras fontes residuais, como a casca da laranja (limoneno) e folhas de eucalipto (citronelal).
Outro projeto mostrado pelo INT corresponde a uma solução de baixo custo para a descarbonização: a produção de microalgas. Podendo usar como insumo para seu cultivo o dióxido de carbono (CO2) residual de indústrias, esses microrganismos, com colheita contínua em todas as épocas do ano, são a base para extrair bioprodutos como lipídeos para biodiesel, bioativos para suplemento alimentar, e precursores para plásticos biodegradáveis, tintas naturais e bioestimulantes vegetais.
Resíduos como a semente de açaí também são valorizados por soluções de biorrefinaria, que permitem neste caso a obtenção de produtos como manose, prebióticos e polifenóis, com alto potencial como ingredientes na indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia. Resíduos agroindustriais da região do Semiárido, provenientes da cana-de-açúcar, mandioca, sisal e palma, também são alvo desses estudos.
Todas estas soluções estão disponíveis para serem vistas pelo público no estande do INT, que fica logo na entrada no pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na ExpoT&C.
Serviço:
ExpoT&C – Mostra de Tecnologia e Ciência da 77ª Reunião Anual da SBPC
Período: 14 a 19 de julho de 2022
Local: Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE) – Campus Dois Irmãos
Endereço: Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos – CEP: 52171-900 – Recife/PE

