Notícias
INT agora também realiza testes de capacetes para ciclistas e similares
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) alerta: usar capacete para bicicleta, skate e patins é essencial. O acessório absorve o impacto de uma eventual queda com pancada na cabeça, afastando o grave risco de traumatismo craniano. O risco se tornou ainda maior com o aumento do uso das bikes e patinetes elétricos, com maior velocidade.
Atento às implicações da qualidade desse produto, o INT, que já fazia a certificação compulsória de capacetes de motociclistas, estendeu seu escopo e agora também foi acreditado pelo INMETRO para realizar os ensaios de capacete de bicicleta, patins, skate e similares. Esta nova avaliação da conformidade atende tanto à norma brasileira, como tornou o INT o único Laboratório da América Latina acreditado para realizar esses ensaios também pela norma europeia.
“O serviço abre também uma janela de oportunidade para importadores e exportadores de capacetes, que podem testar os seus produtos e avaliar como eles se comportam nos padrões nacionais e internacionais, aumentando as possibilidades para esse mercado”– destaca o chefe da Divisão de Engenharia e Conformidade de Produtos do INT, Edilvando Eufrázio.
No INT, os testes de capacete são realizados no Laboratório de Ensaios de Produtos (LAENP), onde são realizados ensaios de impacto, da fixação do capacete (retenção e descalçamento), da resistência à diferentes temperaturas e testes dimensionais.
“Os ensaios são semelhantes aos realizados em capacetes de motociclistas, mas, levam em conta os riscos de quem anda de bicicleta, que mesmo com uma velocidade menor têm especificidades, como o teste de impacto, que simula o choque com o meio fio” – comenta o chefe do LAENP, Fábio Oliveira.
Assista ao vídeo aqui: https://www.instagram.com/reel/DLQbIFLy2Yl/?igsh=dWt4cTZidjZ3N2k5