Notícias
Superintendência do Inmetro no RS reforça fiscalização no litoral gaúcho no período de verão
Durante o verão ocorre uma intensa migração de pessoas para o litoral gaúcho, acompanhada de aumento expressivo do consumo. Diante desse cenário, a Superintendência do Inmetro no Estado do Rio Grande do Sul (Surrs) intensificou sua atuação na região com uma operação voltada às fiscalizações e verificações de instrumentos de medição, produtos pré-embalados e produtos sujeitos à avaliação da conformidade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a confiabilidade das medições, proteger as relações de consumo e reduzir riscos à segurança da população e dos veranistas neste período.
“O verão é um período de férias, em que as pessoas querem descansar e aproveitar, sem se preocupar. É justamente por isso que a Surrs reforça sua atenção, para que moradores e veranistas possam curtir esse momento com tranquilidade, confiando nas medições e na segurança dos produtos que utilizam”, afirma o superintendente da Surrs, Omer Pohlmann Filho.

Com a elevação da demanda típica do verão, cresce também o comércio temporário e a atuação de vendedores ocasionais, o que amplia o risco de circulação de instrumentos de medição e de produtos irregulares. Por isso, nesse período, as ações de fiscalização abrangem estabelecimentos com grande movimentação, como postos de combustíveis, supermercados, fruteiras, sorveterias e comércios de beira de estrada, além de estabelecimentos comerciais locais, de pequeno porte, que vendem produtos diferentes das grandes redes.
A ação inclui a verificação de balanças comerciais, bombas medidoras de combustível líquido e GNV, além da verificação de medidores de velocidade, instrumentos fundamentais para a segurança no trânsito nesse período de movimento intenso. A operação contempla ainda produtos pré-embalados e produtos sujeitos à avaliação da conformidade, que devem atender aos regulamentos técnicos estabelecidos pela Surrs.

Além do caráter fiscalizatório, a presença da Surrs no litoral tem efeito preventivo e educativo, ao orientar comerciantes e reforçar a confiança da sociedade nas medições e nos produtos disponibilizados no mercado.
A Surrs também reforça a importância da participação da população nas ações de fiscalização. Caso consumidores identifiquem irregularidades ou desconfiem de medições incorretas ou de produtos em desacordo com os regulamentos técnicos, a orientação é registrar a denúncia por meio da plataforma Fala.BR. A participação do cidadão é fundamental, a população é uma importante aliada nas ações de proteção ao consumidor.

Ao encontrar equipes da Surrs nos estabelecimentos, moradores e veranistas podem interagir, conversar, tirar dúvidas e conhecer de perto o trabalho realizado. Conhecimento é poder. Saber o que o Inmetro faz ajuda o cidadão a fazer escolhas mais conscientes, identificar irregularidades e fortalecer a proteção nas relações de consumo.