Notícias
Superintendência do Inmetro no RS recebeu Servicio Ecuatoriano de Normalización (INEN) para imersão nas verificações de umidade de grãos
A Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs) recebeu o Servicio Ecuatoriano de Normalización (INEN), representado pelo técnico Luis Alfonso Vásquez Abad, para acompanhar o processo de verificação dos Medidores de Umidade de Grãos (MUG). A iniciativa foi organizada pela Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O superintendente da Surrs, Omer Pohlmann Filho, ressaltou a importância do avanço na confiabilidade metrológica dos instrumentos de medição de umidade de grãos. “Aprimorar esses instrumentos significa fortalecer a segurança jurídica, ampliar a transparência nas transações comerciais e proteger agricultores, cooperativas, indústrias e consumidores. Essa troca com o INEN reforça o papel do Inmetro como referência internacional e amplia nossa capacidade de cooperação técnica na região”, afirmou.
A visita ocorreu de 10 a 14 de novembro de 2025 e foi estratégica, pois complementou as capacitações realizadas pelo INEN nos laboratórios da Divisão de Metrologia Legal (Dimel) e da Divisão de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) do Inmetro, no Rio de Janeiro.
No Rio Grande do Sul, o técnico equatoriano acompanhou todas as etapas da verificação dos MUG, incluindo ensaios laboratoriais, método da estufa, atividades de campo e o trabalho das oficinas permissionárias.
“A Surrs é a unidade que executa, na prática, todo o trabalho de verificação metrológica dos MUG. Isso permitiu ao técnico do INEN acompanhar o processo completo, no laboratório e no campo, e observar a aplicação direta dessas medições no setor agrícola”, explicou Joel Franceschini, chefe do Núcleo de Gestão Técnica (Nutec).
Além das atividades sobre MUG, o técnico do INEN conheceu as rotinas de verificação de Medidores de Velocidade e Cronotacógrafos na Surrs. A ação fortaleceu a cooperação entre Inmetro e INEN, promovendo troca técnica e identificação de melhorias.
Para o Equador, a visita permitiu conhecer práticas consolidadas no Brasil e fortalecer o mercado agrícola. Vásquez Abad agradeceu a hospitalidade e destacou que “a visita à Surrs foi de grande importância, pois permitiu conhecer de perto o controle metrológico de instrumentos de medição que, no Equador, ainda não está implementado”.