Notícias
Inmetro inaugura o Espaço Maternidade no campus de Xerém-RJ
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou, nesta terça-feira (20/8), no campus de Xerém (RJ), o Espaço Maternidade. A iniciativa marca o lançamento do programa ‘Maternidade e Trabalho’, voltado ao acolhimento e à valorização da força de trabalho feminina.
O ambiente foi criado para garantir conforto, segurança e apoio às mulheres durante a gestação e a amamentação, conciliando maternidade e carreira. O local está em processo de certificação do Ministério da Saúde como espaço que promove, protege e incentiva o aleitamento materno para a mulher trabalhadora.
Estrutura e funcionamento
O novo Espaço Maternidade foi planejado para atender às necessidades de trabalhadoras gestantes e lactantes que precisam realizar a ordenha durante o expediente.
Todo o leite materno coletado será identificado com nome, data e horário e mantido sob temperatura controlada até o fim do expediente de trabalho, quando a servidora pode levá-lo para casa ou destiná-lo a um banco de leite humano. Além da infraestrutura, as mulheres terão acompanhamento periódico para avaliação da saúde física e mental.

“Esse é um programa pensado a partir das demandas que a gente foi percebendo nos eventos com mulheres. A maternidade é um momento muito impactante na vida da trabalhadora e o objetivo do Inmetro é justamente fazer esse acolhimento, escuta e acompanhamento para que esse processo seja positivo”, explicou a psicóloga do Serviço de Segurança e Saúde Ocupacional (Sesao), Caroline Imai.
Para Luana França, auxiliar administrativa da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (Ctinf) e mãe da pequena Iris, de sete meses, a inauguração do Espaço Maternidade representa uma mudança significativa para as trabalhadoras:
“Durante a gestação enfrentei problemas de pressão arterial e, sozinha, sentia insegurança para fazer o acompanhamento adequado. Além disso, todo mês, preciso me ausentar do trabalho para levar minha filha às consultas médicas, mas acabo deixando de lado as minhas próprias necessidades. Nesse espaço, acredito que vamos ter mais acolhimento e orientação, principalmente em situações que exigem acompanhamento contínuo”, afirmou.
O evento de lançamento reuniu servidores, gestantes, lactantes e representantes da área de saúde ocupacional, que participaram de atividades de acolhimento, exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, conduzidas pela equipe de saúde. Também houve momentos de troca de experiências sobre os desafios da maternidade no ambiente de trabalho.

Próximos passos
Todas as gestantes e lactantes saíram do encontro com anamnese – coleta de informações sobre sintomas, histórico de saúde, tratamentos anteriores – já agendada para início do acompanhamento individualizado.
Futuramente, o programa também deverá incluir outras ações, como orientações sobre direitos legais da maternidade, esclarecendo dúvidas sobre licença e demais garantias previstas em lei, além de ações focadas em temas específicos como mães atípicas, grupos de pais e mulheres em processo de engravidar, por exemplo..