10 anos de Análise
O retorno dos consumidores após a divulgação dos resultados das análises de produtos, no programa Fantástico, da Rede Globo, é um dos fatores para o sucesso dos 10 anos do Programa de Análise de Produtos do Inmetro.
O retorno dos consumidores após a divulgação dos resultados das análises de produtos, no programa Fantástico, da Rede Globo, é um dos fatores para o sucesso dos 10 anos do Programa de Análise de Produtos do Inmetro.
O Inmetro comemorou, dia 30, os dez anos do Programa de Análise de Produtos, coordenado pela Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade. Nesse período, foram analisados 223 produtos nacionais e importados.
Em parceria com a dpUNION e a Colloidal Dynamics o Inmetro promoveu o seminário que aborda o Tamanho de Partículas e Potencial Zeta. Essa técnica tem sido aplicada em diversos materiais coloidais concentrados, como cerâmicos, pigmentos e tintas, emulsões, latex, pigmentos ink-jet, líquidos para toner, cimento, minerais e fármacos.
Alfredo Lobo, presidente do Inmetro em exercício, fez palestra no 25º Encontro Nacional de Exportadores – ENAEX - sobre o programa de Avaliação da Conformidade com foco nos regulamentos voltados para a exportação.
Estão disponíveis para consulta pública, no período de 30 dias, os textos do Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) e o Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ) para Serviços de Inspeção e Manutenção em Extintores de Incêndio.
O presidente do Inmetro, João Jornada, participou em Berlim do workshop e debate político sobre barreiras técnicas Standards and Conformity Assessment: Minimising Barriers and Maximising Benefits, realizado pelo governo alemão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o 25º ENAEX - Encontro Nacional de Comércio Exterior – no Rio de Janeiro.
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo fiscaliza, em Bauru, veículos-tanques, padarias, postos de combustível e produtos de certificação compulsória vendidos no comércio local.
Em parceria com o Centro para Inovação e Competitividade (CIC) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Inmetro, realizou nos dias 17 e 18, na sede da Firjan, na Tijuca, o I Encontro de Auditores de Sistemas de Gestão.
O Programa de Certificação Florestal foi apresentado em palestra do Inmetro, dia 18, durante a Biofach América Latina, evento do setor orgânico realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Motoristas dos táxis que circulam em Niterói têm até o dia 7 de dezembro para fazer a vistoria anual dos taxímetros. Os taxistas devem entrar em contato com o Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro para agendar a vistoria
Os motoristas dos táxis que circulam em Niterói têm até o dia 07 de dezembro para fazer a vistoria anual dos taxímetros. Os taxistas devem entrar em contato com o Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro para agendar a vistoria.
O Programa de Análise de Produtos do Inmetro completa dez anos. Nesse período foram analisados 223 produtos e os resultados são divulgados no programa Fantástico/Rede Globo. Em entrevista ao jornal do Inmetro "Na Medida", edição de novembro, o diretor do programa, Luiz Nascimento, fala sobre o quadro Atenção, Consumidor! - sucesso de audiência.
O consumidor corre o risco de sofrer choque elétrico ao utilizar benjamins. As 15 marcas de benjamins testadas pelo Inmetro foram reprovadas na analise de proteção contra choques elétricos. No teste de resistência ao material isolante, para evitar curtos-circuitos, seis marcas foram reprovadas.
O Brasil foi escolhido para sediar a próxima reunião do grupo de trabalho em Dureza do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM/BIPM), que ocorrerá durante o 28º Congresso Mundial da IMEKO, em setembro de 2006, no Rio de Janeiro.
O Inmetro e o Imeq-MT participaram da Feira do Empreendedor no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso.
O Processo de Comunicação do Inmetro com as Micros, Pequenas e Médias Empresas foi apresentado durante o I Encontro de Arranjos Produtivos Locais, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Teatro do Sesi.
O Inmetro participou da reunião da International Measurement Confederation (Imeko), uma das mais importantes confederações mundiais de metrologia, que aconteceu em Bruxelas, na Bélgica.
O Inmetro foi convidado para participar do Fórum Global de Comércio sobre Assistência Técnica e Capacitação para Comércio Internacional com Requisitos Ambientais, em San Jose/Costa Rica, no período de 02/11 a 04/11/2005.
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná participou, de 4 a 6 de novembro, do evento Educação com Ciência, promovido pela Secretaria da Educação de Cascavel.
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Augusto César Gadelha, e o superintendente da área de Instituto de Pesquisa Tecnológica e Difusão da Tecnologia, Carlos Couto, visitaram o Inmetro.
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco participou, com o apoio do Inmetro e do Ibametro, do 2º Salão Internacional da Cachaça, em Recife.
O Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Ministério da Educação e com a UNESCO, promoveu o Seminário Internacional de Certificação Profissional, de 7 a 9 de novembro, em Brasília, para discutição da proposta governamental elaborada com base na experiência de outros países nessa área.
O consumidor corre o risco de sofrer choque elétrico ao utilizar benjamins. As 15 marcas de benjamins testadas pelo Inmetro foram reprovadas na analise de proteção contra choques elétricos. No teste de resistência ao material isolante, para evitar curtos-circuitos, seis marcas foram reprovadas.
O Inmetro participou da 9ª Assembléia Geral do Programa de Reconhecimento dos Esquemas de Certificação Florestal (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes), em Bruxelas, na Bélgica.
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná apresentou, em Ponta Grossa, a cartilha especial para os revendedores de combustíveis durante o "I Grande Encontro de Revendedores de Curitiba e de Campos Gerais" promovido pelo Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Paraná.
Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo apreenderam mais de 100 produtos eletroeletrônicos que apresentavam irregularidades. A fiscalização ocorrida na capital paulista e em outras quatro cidades do Estado cumpre a Portaria do Inmetro que exige a certificação dos cabos elétricos dos equipamentos.
O Inmetro participou do 101 Encomex que aconteceu em Vitória, Espírito Santo. O presidente João Jornada apresentou uma palestra sobre a importância da nanotecnologia e o papel do Inmetro durante o painel Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal.
O Inmetro participou do II Fórum Internacional da UNECE, agência da ONU que atua no campo da regulamentação, para apresentar a experiência brasileira na atividade de acompanhamento no mercado de produtos com conformidade avaliada compulsoriamente. O diretor da Qualidade, Alfredo Lobo, representou o Inmetro no evento.
Nos primeiros seis meses deste ano, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo fiscalizou 36.270 bombas de combustível em 4.475 postos; 2.626 bombas foram reprovadas por apresentar erros na medição de combustível.