Ibametro reprova 51% dos bicos de bombas de combustíveis em fiscalização na região de Porto Seguro
A fiscalização ocorreu entre os dias 16 e 18 de fevereiro e obteve um índice de reprovação de 51%.
A fiscalização ocorreu entre os dias 16 e 18 de fevereiro e obteve um índice de reprovação de 51%.
Inmetro é responsável pela secretaria executiva do CBTC. Presidente Panelli também participou do evento que ocorreu no dia 25 de fevereiro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) .
Foram realizados mais de 40 mil atendimentos externos. Os dados coletados pelo setor podem apoiar o Inmetro na tomada de diversas decisões, como novas regulamentações, por exemplo.
Objetivo é desenvolver projetos conjuntos que resultem na proteção do consumidor. Entre os temas de destaque estão: biofármacos, substâncias químicas de referência, próteses e implantes, análise de impacto regulatório e acompanhamento de mercado.
Entre os assuntos debatidos no encontro está a realização de um Painel Setorial. Reunião ocorreu na última sexta-feira, 26 de fevereiro, no Campus de Laboratório de Xerém.
Evento marca o aprofundamento da relação entre o Inmetro e a Anvisa, com a finalidade de defender o consumidor brasileiro. Durante todo o dia, representantes das duas autarquias estarão reunidos em quatro grupos de trabalho.
Aplicativo permite verificar se a van, por exemplo, está com a "caixa-preta" em dia. O tacógrafo registra informações que, no caso de acidentes, podem ser utilizadas em laudos periciais.
Certificação visa prevenir acidentes com crianças e bebês. Fabricantes, importadores e comerciantes estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei caso comercializem, no mercado nacional, produtos não conformes.
Nove marcas, de uso adulto e infantil, foram analisadas e duas foram reprovadas por possuírem proteção menor do que a declarada. Instituto fará estudo de impacto regulatório para avaliar a conveniência e a viabilidade de desenvolver um regulamento para os produtos.
A Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, participou de reunião com a Diretoria do Instituto e monstrou satisfação com o estreitamento dos laços entre as duas instituições.
A portaria prevê a inclusão na certificação de berços pendulares, berços de balanço e modelos com menos de 90 centímetros de comprimento, além de proibir as grades laterais móveis nos produtos.
O instituto orienta consumidores a ficarem atentos ao adquirir alguns produtos. Fantasias, por exemplo, devem conter na etiqueta informações como composição têxtil e dados do fabricante ou importador.
Objetivo foi intensificar a fiscalização de produtos pré-medidos consumidos na estação mais quente do ano. Entre os itens verificados, a prioridade foram os repelentes.
As equipes percorreram 16 postos de combustíveis de Salvador. O cidadão pode contribuir com a fiscalização observando os lacres e selos no equipamento.
Presidente do Imetropará se reuniu com autoridades federais, estaduais e empresários do ramo para debater o tema.
A instituição de ensino atende a 550 alunos, com faixa etária entre 4 e 11 anos, em tempo integral.
Os agentes do Instituto já apreenderam mais de 1.500 unidades, entre lápis, borrachas, colas e outros itens.
A intenção é proteger o meio ambiente contra metais pesados, resguardar a saúde do consumidor e incentivar o mercado nacional, prejudicado com a concorrência desleal dos produtos de baixa qualidade.
A ação, que recebeu o nome "o que o Imetropará faz por você. E o que você deve fazer na hora da compra", tem como objetivo alertar os consumidores sobre os riscos causados pela aquisição de produtos ilegais.
Produtos são responsáveis por 4% dos acidentes registrados no Instituto. Das 6.824 escadas fiscalizadas em 2015, 157 foram reprovadas, o que representa 2,3% de irregularidade no comércio.
Debates ocorreram no Primeiro Seminário sobre Protocolos de Comunicação em Equipamentos de Medição, realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no auditório da Light, no Centro do Rio de Janeiro.
Serão disponibilizadas 20 vagas (10 para o Mestrado e 10 para o Doutorado) para graduados com diploma nas áreas de biologia, biomedicina, farmácia, saúde, física, química e outras inter-relacionadas, de nacionalidade brasileira ou estrangeira.
Instituto alerta para os riscos em produtos mais procurados pelo consumidor. A preocupação precisa ser redobrada com os eletrodomésticos e produtos infantis, líderes em relatos dos acidentes de consumo.
Durante visita de três dias, representantes do instituto norte-americano visitaram laboratórios, participaram de reuniões de trabalho e palestraram para servidores, colaboradores e membros da iniciativa privada.
Objetivo é prevenir acidentes com crianças e bebês. Até o dia 29 de dezembro, a sociedade pode participar, enviando relatos de acidentes e sugestões para o Inmetro, que analisará todas as contribuições antes de publicar a portaria definitiva, ainda no primeiro trimestre de 2016.
A certificação do Inmetro visa avaliar o desempenho das tintas, utilizadas para manchar cédulas de caixas automáticos bancários que sofrerem tentativa de arrombamento, para neutralizar a circulação do dinheiro.
O objetivo é estreitar as relações entre as duas entidades, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia. A proposta de criação do grupo surgiu após palestra ministrada pelo vice-almirante, Edésio Teixeira Lima Júnior, na sede do Inmetro.
Representante da Autarquia foi convidado para apoiar no processo de implementação de um dos laboratórios do Instituto Dominicano para a Qualidade (Indocal). A ação fez parte do projeto de apoio a implementação do sistema de metrologia e avaliação da conformidade no país.
Os alunos da Uespi serão capacitados em metrologia, o curso terá duração de aproximadamente 400 horas. A Autarquia está apoiando as duas instituições na definição dos termos do acordo.
O objetivo da portaria complementar é dar mais segurança aos usuários que utilizam o serviço e coibir possíveis irregularidades. O comércio terá o prazo de 24 meses para adequação.