Histórico
O Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM) foi concebido pela pesquisadora Adriana Olinto Ballesté do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), com o apoio essencial das pesquisadoras Álea de Almeida e Ana Cristina Valentino.
A pedra fundamental do MVIM foi estabelecida com o projeto “Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho”[1], financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em 2011. Este projeto visava à criação do primeiro museu virtual de instrumentos musicais no Brasil, tendo como acervo fundamental os instrumentos do Museu Instrumental Delgado de Carvalho, sediado na Escola de Música da UFRJ, que estava desativado desde 2008. O acervo foi restaurado, catalogado, fotografado e acondicionado segundo normas e padrões internacionais e agora está disponível de forma virtual com livre acesso na Internet.
Em dezembro de 2014, o site do MVIM foi inaugurado com o catálogo ilustrado de instrumentos musicais do Museu Instrumental Delgado de Carvalho e com as seções: “Artigos” escritos por musicólogos; “Entrevistas” com especialistas e; “Em pauta”, um espaço livre em permanente renovação, com opiniões e curiosidades.
Em 2019, novamente com o apoio da FAPERJ, o MVIM entrou em uma nova etapa de desenvolvimento, com o projeto “Museu Virtual de Instrumentos Musicais: espaço de convergência de acervos e conhecimento”[2], que teve como finalidade ampliar e consolidar o MVIM como um espaço virtual inovador, educativo e agregador de acervos de instrumentos musicais que não poderiam ser reunidos no mundo concreto. Para atingir esses objetivos, foram cumpridas as seguintes ações: (1) a ampliação do acervo com o acréscimo de instrumentos musicais em parceria com o Museu Villa-Lobos e o Instituto Moreira Salles, cujos acervos foram fotografados, catalogados, e inseridos no catálogo online do MVIM; (2) a recriação de instrumentos de percussão utilizados por Villa-Lobos em suas composições; (3) a elaboração de materiais audiovisuais educativos sobre os instrumentos musicais, incorporados ao site, distribuído nas seções: “Instrumentos”, com o catálogo da coleção; “Fabricantes/Autores” de instrumentos; “Artigos” escritos por pesquisadores; “Concertos”, um novo setor com apresentações musicais; “Conversas” e “Vídeos” com especialistas, e “Em pauta”.
Após mais de uma década de sucesso do projeto no mundo virtual, idealizamos uma publicação impressa que representa um marco festivo do Museu Virtual de Instrumentos Musicais, contando um pouco da história do projeto, da história das instituições parceiras e apresentando o catálogo ilustrado que reúne acervos provenientes de três renomadas instituições brasileiras: o Museu Instrumental Delgado de Carvalho, o Museu Villa-Lobos e o Instituto Moreira Salles.
[1] Projeto de pesquisa proposto pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, desenvolvido em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aprovado pela FAPERJ no Edital E_14/2011 - APOIO À PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS ARTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
[2] Projeto de pesquisa proposto pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT aprovado pela FAPERJ no edital 08/2015 - HUMANIDADES. O projeto, que teve início somente em dezembro de 2018, está sendo desenvolvido em parceria com o Museu Villa-Lobos e o Instituto Moreira Salles.