Notícias
Revista Logeion, do Ibict, inicia 2026 com nota A2 na avaliação da Capes
Avaliação da Capes destaca a consolidação da Logeion
A revista Logeion - Filosofia da Informação, vinculada ao Grupo de Pesquisa de Filosofia e Política da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), recebeu nota A2 na avaliação de periódicos da Capes em 2026. O resultado representa a consolidação da revista como espaço de comunicação científica na subárea da Filosofia da Informação, especialmente da Filosofia Prática.
“A Revista Logeion reafirma seu compromisso em valorizar e fortalecer os estudos da Filosofia da Informação no campo da Ciência da Informação, especialmente nas questões de Filosofia Prática, como Ética e Política da Informação”, ressaltou Clovis Ricardo Montenegro de Lima, editor da revista.
Segundo o editor, a revista se propõe a publicar resultados de investigações sobre o cenário contemporâneo dos usos sociais da linguagem, com ênfase em suas mediações pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.
A publicação também busca abordar de forma crítica as teorias da informação, o trabalho com a informação, a ética da informação nas organizações, a propriedade intelectual, bem como as políticas de informação e comunicação.
Clovis Ricardo Montenegro de Lima destacou a contribuição dos 23 membros do Comitê Editorial da revista, pesquisadores e professores de diferentes universidades, institutos e países, responsáveis por ampliar a capilarização da publicação, garantir a pluralidade de autores e formar uma comunidade internacional de leitores em todos os continentes. Além disso, ressaltou a colaboração com a Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) desde a criação da revista, em 2014, mencionando as professoras Geni Chaves Fernandes e Claudia Bucceroni Guerra, que ocuparam sucessivamente a função de vice-editoras desde então.
A revista Logeion está indexada em diversas bases de dados, entre elas BRAPCI, Diadorim, DOAJ, Google Acadêmico, Latindex, Miguilim, Redib e PhilPapers. O objetivo agora é ampliar a visibilidade internacional da publicação, por meio da indexação nas principais bases de dados internacionais.
Para ter acesso à leitura da revista, acesse o link: https://revista.ibict.br/fiinf/issue/view/371