Notícias
PPGCI-Ibict recebe nota 7 na avaliação da CAPES
A nota foi referente ao período da Avaliação Quadrienal da Capes (2021–2024).
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu nota 7 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período 2021–2024, posicionando-se entre os principais programas de Ciência da Informação avaliados no país.
Esse é um resultado preliminar da Avaliação Quadrienal da Capes, que atribui nota 7 ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict), conceito máximo da avaliação, e cuja divulgação foi recebida com entusiasmo pela comunidade acadêmica.
Segundo o diretor do Ibict, Tiago Braga, o reconhecimento da excelência do Programa representa o esforço coletivo de todas e todos que passaram pelo PPGCI ao longo de décadas. “Somos a casa da informação no Brasil, e cabe a nós sermos referência no ensino e na pesquisa na área. Acredito que temos muito a contribuir com o País, e essa nota nos permitirá alcançar ainda mais pessoas. Parabenizo a coordenação do PPGCI, a Coepi e cada uma e cada um que contribuiu para essa construção coletiva”, destacou.
Para o coordenador do PPGCI e pesquisador do Ibict, Fábio Gouveia, a conquista da nota 7 na Avaliação Quadrienal da Capes representa um reconhecimento coletivo. “Este é um momento de felicidade e orgulho de todo o trabalho de docentes, discentes, egressos e quadros do Programa e do Ibict. O resultado consagra o compromisso contínuo com a excelência acadêmica, a relevância social da pesquisa e a formação de alto nível. Também comemoramos os resultados positivos dos demais programas de pós-graduação em Ciência da Informação, reforçando a ampliação da excelência na área”, afirmou.
O coordenador ressaltou ainda que o conceito alcançado reconhece a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos no PPGCI-Ibict, além de ampliar as possibilidades de acesso a editais e chamadas de fomento específicas para programas de excelência da Capes, fortalecendo a formação de recursos humanos e a produção científica do grupo.
A nota 7, atribuída tanto ao mestrado quanto ao doutorado, reflete o trabalho coletivo de docentes, discentes, técnicos e egressos, bem como o compromisso institucional do Ibict com o avanço da ciência, da informação e da inovação no Brasil.