Notícias
Live do Ibict debate observatórios digitais e apresenta grupo de pesquisa em observatórios
Observatórios vão muito além da observação do céu. No campo da informação, eles acompanham fenômenos sociais, científicos e institucionais, monitoram políticas públicas e fluxos informacionais e organizam dados que subsidiam análises qualificadas e processos de tomada de decisão em sistemas de informação.
Nesta quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, às 16h, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove a live “Observatórios:conceitos, usos e desafios no ambiente digital”, dedicada ao debate sobre observatórios informacionais, com foco em seus conceitos, aplicações e desafios contemporâneos.
A transmissão terá mediação de Milton Shintaku, coordenador-geral de Tecnologias para Informação do Ibict, e contará com apresentações dos pesquisadores Lisandra Guerrero Perez e Diego José Macêdo, que irão abordar os observatórios a partir de uma perspectiva ampla, articulando teoria, práticas informacionais e desenvolvimento tecnológico.
Um dos destaques do encontro será a apresentação do LEO – Laboratório de Estudos em Observatórios, grupo de pesquisa voltado ao desenvolvimento de metodologias, modelos e tecnologias para a construção e o fortalecimento de observatórios digitais.
A live será transmitida ao vivo pelo canal do Ibict no YouTube e é aberta a pesquisadores, gestores públicos, estudantes e demais interessados em informação, ciência de dados e políticas públicas.
Acesse o canal do Ibict: https://www.youtube.com/watch?v=iTE6QFxhjDE