Notícias
Lançada edição da revista Ciência Aberta Lusófona
A Ciência Aberta Lusófona é uma revista científica de acesso aberto dedicada à publicação de trabalhos técnico-científicos relacionados com a Ciência Aberta, com ênfase em experiências, reflexões e debates oriundos do espaço lusófono. A edição inaugural traz os anais da Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA).
Foi publicado o volume inaugural da revista Ciência Aberta Lusófona (ReCAL), reunindo os trabalhos aprovados e apresentados na 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), realizada na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.
A Ciência Aberta Lusófona é uma revista científica de acesso aberto dedicada à publicação de trabalhos técnico-científicos relacionados com a Ciência Aberta, com ênfase em experiências, reflexões e debates oriundos do espaço lusófono. Sua missão é promover a disseminação de conhecimentos, práticas e políticas que fortaleçam a Ciência Aberta, incentivando a participação ativa de pesquisadores, profissionais de informação, gestores, desenvolvedores e demais atores interessados.
A revista é vinculada à Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), sendo o principal canal de publicação dos trabalhos apresentados no evento. Contudo, está aberta à submissão de contribuições decorrentes de outras iniciativas científicas e técnicas, desde que abordem temáticas afins, contribuindo para o fortalecimento da produção e disseminação de conhecimento científico em Ciência Aberta.
A revista adota o sistema de publicação contínua, com volumes anuais vinculados à realização da ConfOA. Além disso, a ReCAL mantém-se aberta à publicação de trabalhos oriundos de outros eventos técnicos e científicos que dialoguem com as múltiplas dimensões da Ciência Aberta, mediante aprovação da sua equipe editorial.
A Ciência Aberta Lusófona é fruto de uma colaboração entre instituições de Portugal e do Brasil que, desde 2010, organizam conjuntamente a ConfOA. A revista é uma coedição da Universidade do Minho, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), consolidando o compromisso dos dois países com o fortalecimento da Ciência Aberta no espaço lusófono.
Mais do que um novo canal de publicação, a ReCAL nasce como um compromisso interinstitucional que tem por missão buscar ser uma revista modelo em práticas de Ciência Aberta, comprometida em adotar e promover os princípios que fundamentam esse movimento.
Acesse a revista:recal.rcaap.pt/recal/article/view/80