Notícias
Ibict apresenta experiência de desenvolvimento do novo portal institucional
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizou, no dia 27 de janeiro, um encontro virtual para apresentar ao público o processo de desenvolvimento e modernização de seu novo portal institucional. A atividade integrou o projeto “Reestruturação da apresentação institucional do Ibict em ambientes digitais”, que tem como foco aprimorar a comunicação, a transparência e a usabilidade das informações disponibilizadas pela instituição.
A abertura do encontro foi feita pela chefe da Divisão de Comunicação (DICOM), Daniela Cunha, e a mediação ficou a cargo da pesquisadora Camila Rodrigues de Farias. A live contou com a participação de Tiago Braga, diretor do Ibict; Nathaly Leite, tecnologista do Ibict; Sara Ribeiro, webdesigner e pesquisadora; Andréa Fleury, desenvolvedora de sistemas e pesquisadora; Carolina Cunha, jornalista e pesquisadora da DICOM; além de Davi de Lima, analista em Tecnologia da Informação, coordenador de Plataformas Digitais e representante do portal Gov.br.
Em sua fala de abertura, o diretor do Ibict, Tiago Braga, destacou os desafios enfrentados pela instituição na organização e apresentação da informação científica e tecnológica em um portal institucional. Segundo ele, a complexidade das iniciativas e projetos desenvolvidos pelo Instituto demandou um amplo processo de reestruturação iniciado em 2023, com o objetivo de contemplar todas as áreas do Ibict e promover uma comunicação clara e eficiente com seus diferentes públicos.
Tiago Braga ressaltou ainda que o processo foi conduzido de forma cuidadosa pela Divisão de Comunicação, envolvendo uma equipe multidisciplinar e contando com o apoio do Gov.br, responsável pela consolidação dos ambientes digitais do Governo Federal. O resultado, segundo o diretor, é um modelo de portal que se destaca pela facilidade de acesso às informações, navegação intuitiva e oferta de uma experiência alinhada aos princípios de transparência e usabilidade em um contexto multi-informacional.
Durante o encontro, Davi de Lima apresentou um panorama do projeto Gov.br, enfatizando as ações de unificação dos portais governamentais com o objetivo de oferecer uma experiência digital única, simples e agradável aos cidadãos. O analista também destacou o Decreto nº 9.756/2019, que instituiu o portal único no âmbito da administração pública federal, centralizando a disponibilização de informações, notícias e serviços.
A tecnologista Nathaly Leite explicou o processo de arquitetura da informação adotado no projeto, desenvolvido a partir de uma metodologia colaborativa criada internamente. A iniciativa envolveu representantes de todas as coordenações técnicas e gerais do Ibict, permitindo o levantamento de requisitos, identificação de dificuldades no uso do portal anterior e proposição de melhorias. Segundo Nathaly, um dos principais pontos de atenção identificados foi a encontrabilidade da informação, especialmente no que diz respeito à recuperação de resultados.
Na sequência, a webdesigner Sara Mota apresentou o desenho do novo portal, destacando as decisões de design de interface voltadas ao atendimento dos objetivos do projeto. Entre os avanços, ela citou a melhoria na apresentação das informações, a inclusão de páginas ilustradas, a redução do número de cliques necessários para acessar conteúdos e a padronização visual das páginas, sem prejuízo às estruturas básicas do site.
A desenvolvedora de sistemas Andréa Fleury abordou o trabalho estrutural realizado antes da definição estética do portal, com foco na usabilidade e na experiência do usuário. Ela ressaltou que as decisões técnicas, editoriais e de governança foram fundamentais para a construção de um sistema de busca funcional, claro e acessível, adaptado a diferentes dispositivos e que não exige conhecimentos técnicos por parte dos usuários.
Encerrando as apresentações, a jornalista Carolina Cunha destacou o papel do conteúdo no processo de reestruturação do portal, alinhado aos princípios da Comunicação Pública, como interesse público, cidadania, diálogo, transparência e acesso à informação. Carolina também explicou como o crescimento do número de projetos do Ibict impactou o aumento das publicações no site e apresentou as técnicas utilizadas na organização do conteúdo, como tipologia de notícias e taxonomia editorial, que contribuem diretamente para a melhoria da navegação e da busca por informações.
Para assistir ao vídeo completo do encontro, clique aqui.