Notícias
II Simpósio Internacional sobre Violência, Informação e Direitos da Mulher
O II Simpósio Internacional sobre Violência, Informação e Direitos da Mulher será realizado de 9 a 11 de junho de 2026.
O II Simpósio Internacional sobre Violência, Informação e Direitos da Mulher será realizado de 9 a 11 de junho de 2026, no Rio de Janeiro, em formato híbrido, reunindo pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior para um debate interdisciplinar sobre as múltiplas formas de violência de gênero mediadas pelos ecossistemas informacionais.
Com o tema “Interseccionalidade, Direitos Humanos e Ecossistemas Informacionais”, o evento propõe uma análise crítica das relações entre violência de gênero, informação, desinformação, mediação da informação, organização do conhecimento e os direitos das mulheres, ancorado na interlocução entre áreas como Ciência da Informação, Estudos de Gênero, Sociologia, Direito, Comunicação, Educação e Tecnologias da Informação, reforçando o seu caráter transversal.
A realização do II Simpósio Internacional sobre Violência, Informação e Direitos da Mulher representa um espaço necessário de diálogo e reflexão sobre questões urgentes relacionadas à violência de gênero e aos direitos das mulheres. Idealizado pela professora Bruna Lessa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para a edição de 2026, o Simpósio conta com a parceria da pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Luciane Cavalcante, coordenadora do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Cultura em Múltiplos Ambientes (Infoccult) e da Rede Medeia.Info, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict).
“A parceria é fundamental para fortalecer essa iniciativa e ampliar o diálogo interdisciplinar no âmbito do PPGCI e do Ibict, reafirmando o compromisso social da Ciência da Informação”, frisou a pesquisadora Luciane Cavalcante.
A cooperação também se apoia na experiência da pesquisadora no desenvolvimento de um programa de mediação cultural da informação voltado ao enfrentamento da violência contra as mulheres, financiado com Auxílio à Pesquisa (APQ1) da Faperj, o que evidencia o compromisso do campo da Ciência da Informação com a temática. Integram ainda essa rede de pesquisa o Laboratório de Estudos em Representação do Conhecimento, Competências e Comportamento em Informação e Recuperação da Informação em Meio Digital (LabRecrie-UFBA) e a Rede Medeia.Info, ambos com projetos voltados ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
Além do aporte científico, o II Simpósio está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (Igualdade de Gênero), da Agenda 2030 da ONU, ao defender que a igualdade só será plenamente alcançada quando os sistemas de informação forem concebidos com e para todas as mulheres, respeitando a diversidade de trajetórias e contextos. O evento também dialoga com o ODS 18, proposta apresentada pelo Brasil à ONU em 2023, voltada à promoção da igualdade étnico-racial e ao enfrentamento das desigualdades que afetam populações negras, indígenas e comunidades tradicionais.
“A expectativa é que a realização do II Simpósio no Brasil aprofunde o debate em suas múltiplas dimensões, consolidando o evento como um espaço internacional de reflexão científica, intercâmbio acadêmico e produção de subsídios teóricos e metodológicos para a formulação de políticas públicas, práticas informacionais inclusivas e estratégias de enfrentamento à violência de gênero”, afirmou Bruna Lessa.
Mais informações sobre o evento, acesse o link: https://www.even3.com.br/ii-simposio-internacional-sobre-violencia-informacao-e-direitos-da-mulher-interseccionalidade-direitos-humanos-e-ecossistemas-informacionais-688271/ ou consulte o Instagram, no endereço: https://www.instagram.com/simposiointernacionalvidmulher?igsh=MXc5Zmc5ZnQzMWN6aQ%3D%3D