Notícias
Ibict participará da 78ª Reunião Anual da SBPC em Niterói
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participará da 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 26 de julho a 1º de agosto de 2026, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus Gragoatá, em Niterói (RJ). Nesta edição, o evento terá como tema central “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”.
Promovida pela SBPC em parceria com a UFF, a reunião anual é um dos mais tradicionais e relevantes encontros científicos do país, reunindo estudantes, professores do ensino básico, técnico e superior, pesquisadores, profissionais de diversas áreas e o público em geral. A programação contará com conferências, mesas-redondas, sessões de pôsteres, minicursos, webminicursos, exposições, atividades culturais e outras ações voltadas à difusão científica e ao debate de temas estratégicos para o desenvolvimento nacional.
Realizadas ininterruptamente desde 1949, as Reuniões Anuais da SBPC têm como principal objetivo divulgar os avanços da ciência em todas as áreas do conhecimento e promover o debate qualificado sobre políticas públicas em Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. O evento também reúne representantes de sociedades científicas, autoridades governamentais e gestores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A programação científica é organizada pela SBPC a partir de propostas apresentadas pela Comissão Executiva Local e pelas sociedades científicas afiliadas. As atividades passam pela avaliação e aprovação da Comissão de Programação Científica, composta por diretores da SBPC, representantes da instituição anfitriã e pesquisadores renomados de diferentes áreas do conhecimento.
Entre os destaques da edição de 2026 estão as atividades vinculadas aos eixos temáticos da SBPC Inovação; SBPC Afro. Indígena e Comunidades Tradicionais; SBPC Educação e da SBPC Gênero, Diversidade e Equidade (GDE). Esse último, um dos novos eixos da entidade, é dedicado a fomentar o debate científico, institucional e social sobre as desigualdades que atravessam a produção do conhecimento no Brasil, abordando temas como gênero, raça, etnia, deficiência, parentalidade e territorialidades.
Em breve, mais informações sobre a participação do Ibict na SBPC.