Notícias
Workshop abordou como depositar dados de pesquisa no repositório Deposita Dados
Na manhã desta terça-feira (09), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu, em Goiânia (GO), o workshop “Deposita Dados na prática: como depositar dados de pesquisa no repositório”. A atividade integrou a programação da 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA) e foi realizada na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás.
O encontro foi conduzido pela tecnologista do Ibict, Letícia Guarany Bonetti, e pela pesquisadora Tatyane Guedes, da Coordenação de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica (CODIC) do Ibict.
Destinado a bibliotecários e cientistas da informação, o workshop apresentou o Deposita Dados, um repositório nacional de dados de pesquisa coordenado pelo Ibict, voltado para pesquisadores brasileiros vinculados a instituições de pesquisa que ainda não possuem seus repositórios de dados de pesquisa.
“Esse tipo de repositório busca organizar, estruturar, acessar, disseminar e preservar dados de pesquisa realizados em instituições de ensino e ciência. Os dados são os registros feitos durante a pesquisa, na fase de coleta de dados. Eles são aceitos na comunidade científica para validar os resultados da pesquisa”, explica Tatyane Guedes.
No Deposita Dados, podem ser depositados conjuntos de dados como números, imagens, textos, vídeos, softwares ou modelos, com uma grande variedade de tipos e formatos de arquivos, com preferência por arquivos em formatos abertos e não-proprietários.
O workshop contou com uma apresentação geral sobre o sistema e incluiu uma parte prática, na qual os participantes acompanharam ao vivo o processo de depósito de dados, tirando dúvidas sobre padrões de metadados, criação de contas e o funcionamento das comunidades.
Um dos pontos centrais abordados foi a adoção dos princípios FAIR, um conjunto de diretrizes para que dados digitais sejam Findable (Localizáveis), Accessible (Acessíveis), Interoperable (Interoperáveis) e Reusable (Reutilizáveis).Esses princípios orientam a qualidade e a usabilidade dos dados em diferentes contextos de pesquisa. “O Deposita Dados aceita apenas conjuntos que sigam os princípios FAIR, garantindo que possam ser encontrados e reutilizados por outros pesquisadores”, explicou Letícia Bonetti.
O Deposita Dados oferece suporte ao usuário e uma revisão curatorial que garante a conformidade dos dados com as diretrizes. “Nenhum conjunto de dados fica público no repositório antes de passar pela nossa revisão e curadoria, para garantir que os arquivos estão dentro das diretrizes e que o usuário preencheu corretamente os metadados. Então, fazemos toda essa verificação antes de os dados se tornarem públicos”, explica Letícia.
Conheça o Deposita Dados: depositadados.ibict.br/