Notícias
Sugestão de leitura: artigo “Caracterização do serviço de orientação para pesquisa em bases de dados científicas”
O artigo aborda os desafios e a importância do apoio a usuários em pesquisas em bases científicas
O artigo “Caracterização do serviço de orientação para pesquisa em bases de dados científicas”, publicado na Revista Ciência da Informação, do Setor de Editoração Científica, Publicações Seriadas (SEDIT) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), de autoria de Gisele Rosa de Oliveira, Adriana Stefani Cativelli e Antonio Carlos Picalho, discute a relevância e os desafios envolvidos no apoio aos usuários durante a busca por dados acadêmicos em bases científicas.
De acordo com a editora assistente da SEDIT-Ibict, Júlia Rodrigues, o artigo, ao abordar um serviço de orientação em bases de dados científicas, reflete a importância da Ciência da Informação na formação acadêmica e na produção científica.
A pesquisa investiga a organização dos serviços de orientação, destacando práticas bem-sucedidas e as principais necessidades dos pesquisadores no uso de bases de dados científicas. Além disso, analisa as competências dos profissionais envolvidos, os métodos aplicados e o impacto dessa orientação na qualidade da produção científica.
O artigo contribui significativamente para o entendimento das dinâmicas de uso das bases de dados científicas e para a criação de modelos mais eficazes de disseminação do conhecimento acadêmico. O apoio à pesquisa nessas bases fundamenta-se nos princípios da Ciência da Informação, área que estuda o ciclo da informação, da produção ao uso, em diversos contextos.
Júlia Rodrigues destaca que o artigo demonstra como, por meio do atendimento personalizado, os usuários desenvolvem habilidades informacionais, aprendem a recuperar informações com mais eficiência e se tornam mais autônomos na condução de suas pesquisas.
“O investimento em serviços especializados de informação representa mais do que uma estratégia de suporte à pesquisa, é um compromisso com a promoção da excelência acadêmica e com a produção de conhecimento relevante para a sociedade”, ressaltou Júlia Rodrigues.
Nesse sentido, o Ibict reconhece a pesquisa como uma referência importante para a estruturação de serviços semelhantes em outras instituições. Além disso, recomenda que pesquisadores e a sociedade reflitam sobre a implementação das ideias apresentadas no estudo, transformando-as em ações concretas voltadas ao fortalecimento da pesquisa científica.
A publicação está disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/6736.