Notícias
OCID ultrapassa 140 mil acessos e se consolida como plataforma estratégica de cooperação internacional
O Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID) ultrapassou, em setembro, a marca de 140 mil acessos, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para a disseminação de informações sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento. A plataforma é uma iniciativa da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Lançado em junho de 2022, o OCID está disponível em português, espanhol, francês e inglês. Sua missão é disponibilizar dados, documentos, informações e eventos relacionados à cooperação internacional para o desenvolvimento (CID). A plataforma oferece materiais sobre atores-chave, fontes de financiamento, documentos técnicos e um tesauro temático.
A seção mais acessada pelos usuários é a Biblioteca, que reúne mais de 2.110 documentos produzidos por organismos internacionais, governos, instituições públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, organizações não governamentais e outras entidades. Essa base é atualizada mensalmente por uma equipe de curadoria da ABC/MRE.
Entre as novidades do Observatório está a seção “Medição da Cooperação Sul-Sul”, que compila informações sobre a proposta inicial de uma estrutura conceitual voluntária para mensurar a cooperação entre países em desenvolvimento. Essa ação de quantificação, apoiada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), é essencial para o monitoramento da meta 17.3 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17: “Parcerias e Meios de Implementação”.
Nessa seção, os usuários têm acesso ao “Manual para o Marco Conceitual de Medição da Cooperação Sul-Sul: Aspectos técnicos e procedimentais para a realização de testes-piloto”, publicado pela UNCTAD em novembro de 2024. O documento tem como objetivo subsidiar a fase de testes-piloto e a coleta de dados.
Segundo a equipe de curadoria do Observatório, “o OCID é uma iniciativa concebida pelo Governo brasileiro a partir da reflexão sobre a necessidade de ampliar o acesso e a disseminação de dados e informações sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento — parte do compromisso maior da administração pública brasileira com a transparência”.
Ainda de acordo com a curadoria, o OCID é inovador por ter sido estruturado para captar e oferecer informações sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento, independentemente de sua origem. Ou seja, não se restringe apenas à divulgação das ações brasileiras no exterior. “O Observatório preenche uma lacuna ao oferecer acesso facilitado e integrado a informações sobre a cooperação internacional, sobretudo para usuários de países em desenvolvimento, muitos dos quais não contam com instrumentos adequados para esse tipo de consulta.”
O diretor do Ibict, Tiago Braga, destaca que a proposta do OCID é estruturar infraestruturas informacionais que viabilizem o acesso a dados estratégicos sobre parcerias entre países do Sul Global. “O OCID tem como foco representar a atuação protagonista do Brasil na construção de mecanismos que promovam benefícios mútuos às nações envolvidas nessa cooperação e no multilateralismo internacional.”
O número de acessos demonstra o reconhecimento do OCID como referência no tema, além de evidenciar a importância da transparência e da sistematização de dados para as relações internacionais. Os dados também indicam o interesse crescente de pesquisadores, gestores públicos, organizações da sociedade civil e outros atores em compreender os mecanismos da cooperação internacional para o desenvolvimento e demais modalidades de parcerias globais.
Conheça a plataforma: https://ocid.ibict.br.
Com informações da Agência Brasileira de Cooperação (ABC)