Notícias
Ibict participa do WLIC 2025, o maior encontro de bibliotecários do mundo
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) marcou presença no World Library and Information Congress (WLIC), o principal evento da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA). Considerado o maior encontro de bibliotecários do mundo, o WLIC tem como foco o compartilhamento de práticas e soluções inovadoras para aprimorar serviços de biblioteca e tecnologias da informação.
A edição de 2025 do congresso foi realizada de 18 a 22 de agosto em Astana, capital do Cazaquistão, e representou a primeira vez que a IFLA sediou seu evento na Ásia Central. A conferência reuniu profissionais de mais de 115 países, com uma programação diversificada que incluiu sessões técnicas, apresentações de trabalhos científicos, reuniões estratégicas, visitas a bibliotecas e eventos culturais.
Participaram da delegação do Ibict o diretor do instituto, Tiago Braga, a coordenadora-geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade, Cecília Leite, o pesquisador Emir Suaiden, e o consultor e pesquisador, Ricardo Rodrigues, que também é membro da Divisão da IFLA para a América Latina e Caribe.
A presença do Ibict no WLIC está diretamente alinhada à estratégia de fortalecer parcerias para sediar o WLIC em 2027 no Brasil, na cidade de Brasília (DF). No início de agosto, o instituto já havia coordenado a visita técnica da IFLA a Brasília, um passo crucial no processo de candidatura da cidade. Essa iniciativa reforça a relevância da agenda brasileira no setor bibliotecário e o protagonismo do país nas discussões globais sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Em Astana, os representantes do Ibict engajaram-se em reuniões com autoridades da IFLA, incluindo encontros com Vicki McDonald, presidente da IFLA (2023-2025), e Leslie Weir, presidente eleita da IFLA (2025-2027).
Para Ricardo Rodrigues, a participação do Ibict no evento foi importante para estreitar laços com a entidade. “Foi muito importante a nossa participação para fortalecer as parcerias e fazer um meio de campo com autoridades da IFLA sobre o Brasil e a América Latina. Sentimos que existe um forte interesse da IFLA em fazer o evento no País, mas a decisão depende de uma votação”, diz.
Durante o congresso, Ricardo Rodrigues também participou de uma reunião da Divisão Regional da IFLA, onde representou a IFLALAC (América Latina e Caribe), uma área fundamental da IFLA focada em fortalecer e unificar o setor bibliotecário na região.
O especialista proferiu a palestra "Bibliotecas e Serviços de Informação na América Latina, Caribe e Brasil", apresentando um panorama atualizado da área, os desafios impostos por políticas públicas e iniciativas bem-sucedidas em países como Brasil, Argentina e Colômbia. A palestra abordou ainda os esforços nacionais de infraestrutura no Brasil, com ênfase em informação científica e tecnológica.
Durante a reunião da IFLALAC, Cecília Leite e Emir Suaiden apresentaram o projeto Olimpíadas Científicas, que busca desenvolver uma infraestrutura informacional que articule todos os atores envolvidos no ambiente das Olimpíadas Científicas, visando o fortalecimento da política pública.
O Ibict também esteve presente na Assembleia Geral Anual da IFLA, evento no qual o Ibict tem direito a voto sobre as decisões em pauta. A assembleia apresentou um balanço das ações globais da IFLA no mundo e celebrou os progressos alcançados. Durante o evento, foi anunciada a sede do congresso de 2026, que acontecerá na Coreia do Sul.