Notícias
Ibict participa de seminário na USP sobre Ciência Aberta e difusão científica
Evento reuniu especialistas para debater ciência aberta e divulgação científica
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou, no dia 4 de setembro de 2025, do Seminário Ciência Aberta e Difusão Científica-Desafios e Oportunidades. O evento realizado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) reuniu especialistas e pesquisadores para debater as intersecções entre pesquisa inovadora, educação e comunicação científica.
A pesquisadora da Escola Nacional de Informação (Enacin-Ibict), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Coordenadora Nacional da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD), Priscila Sena, integrou a mesa-redonda “Ciência Aberta e Difusão Científica no Contexto Brasileiro”, ao lado de Débora Perez Menezes (CNPq). Durante o encontro, abordou os avanços, desafios e oportunidades para a consolidação de uma cultura científica aberta e colaborativa no país.
Na sua apresentação, Priscila Sena trouxe uma indagação central: “Estamos preparados para transformar a Ciência Aberta em cultura científica, para além de uma série de projetos dispersos?”. Ela destacou o pioneirismo brasileiro em iniciativas como SciELO, BDTD, Oasisbr e BrCris, os compromissos do país na parceria para Governo Aberto (OGP) e alertou para riscos como a fragmentação de esforços, a mercantilização das métricas e a necessidade de políticas nacionais robustas para garantir sustentabilidade e impacto social.
O seminário, organizado pela Wikimedia Brasil, pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) e pelo IME-USP, contou ainda com palestras, sessão de pôsteres e exibição de documentário, reafirmando a importância da colaboração entre instituições e a sociedade para moldar o futuro da Ciência Aberta.