Notícias
Ibict destaca o papel da Ciência Aberta para a soberania e o desenvolvimento durante a abertura da ConFOA
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou da cerimônia de abertura da 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), realizada nesta segunda-feira (8), em Goiânia (GO).
A ConfOA reúne as comunidades dos países lusófonos que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes. Este ano, o evento vai discutir a relação da Ciência Aberta com a Diversidade, Equidade, Inovação e Sustentabilidade.
A abertura do evento aconteceu no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e contou com a participação de diversas autoridades de instituições de ensino e pesquisa de Portugal e do Brasil. Representando o Ibict, o diretor Tiago Braga destacou a importância da Ciência Aberta para o fortalecimento da democracia e da soberania dos países.
"Atualmente, existe uma disputa nos países por um modelo de ciência. A Ciência Aberta é um modelo democrático, que fortalece a soberania dos países e que tem condições de garantir que o processo de se fazer ciência e de construção de conhecimento seja resguardado e acessível para os pesquisadores”, afirmou.
Braga também destacou a capacidade da ciência aberta de se adaptar às mudanças e oferecer ferramentas para o desenvolvimento sustentável da sociedade. “A sociedade e a ciência estão em processo de evolução, com novas tecnologias como a inteligência artificial, mas essas são apenas novas ferramentas que provocam mudanças. A Ciência Aberta é capaz de se adaptar e oferecer os instrumentos para que a nossa sociedade se beneficie das mudanças para uma vida melhor e para o desenvolvimento social, econômico e sustentável”, disse.
O diretor da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT), João Moreira, enfatizou a importância da ConfOA para a comunidade lusófona, reforçando o evento como uma “tradição sólida de intercâmbio científico”. Ele destacou que a ciência aberta é uma prioridade estratégica para a FCT, não apenas como política, mas como a forma correta de fazer ciência.
“Estamos a lidar com o bem comum, precioso e que requer a coordenação de esforços de muitos para obter um retorno futuro, tornando a sua gestão particularmente desafiante. A Conferência desempenha um papel central nesta estratégia”, declarou Moreira.
Além de Tiago Braga e João Moreira, a mesa de abertura também contou com a presença de Sandra Mara Chaves, diretora da Fundação de Apoio à Pesquisa e reitora eleita da UFG, Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, e Francisco Santos, vice-presidente da FCT. Participaram ainda Cláudia Cavalcante, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, Cleidinaldo Barbosa, diretor da Escola de Pós-Graduação da UFG, Laura Rezende, professora da UFG, Adriano Silva, diretor do Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, e Rejane Rota, secretária de Relações Internacionais da UFG.
Após a cerimônia de abertura, a palestra magna foi proferida por Natalia Manola, diretora executiva do OpenAIRE, projeto que apoia a infraestrutura europeia de comunicação científica aberta. Em sua apresentação, Manola discutiu os desafios de desenvolver uma infraestrutura de pesquisa aberta que garanta transparência, equidade e inovação. A moderação da atividade foi conduzida por Washington Segundo, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict.
A ConFOA acontece até o dia 12 de setembro. Durante o evento, o Ibict será representado em diversas sessões e momentos da Conferência, trabalhos científicos, promoção de workshops, palestras e o lançamento de livros.
Desde 2010, o evento é organizado por uma comissão permanente formada pelas seguintes instituições: Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB/UMinho), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT). Nesta 16ª edição, a ConFOA é organizada pela comissão local formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e pelo Centro de Ciência Aberta da UFG.