Notícias
I Seminário Lena Vania Ribeiro Pinheiro de Comunicação Científica celebra legado de uma das maiores pesquisadoras da Ciência da Informação
O encontro foi dedicado à memória e ao legado de uma das principais pesquisadoras brasileiras nos campos da Comunicação Científica, Divulgação Científica e Epistemologia da Ciência da Informação.
O I Seminário Lena Vania Ribeiro Pinheiro de Comunicação e Divulgação Científicas foi realizado nesta sexta-feira, 29 de agosto de 2025, no Rio de Janeiro. O encontro foi dedicado à memória e ao legado de uma das principais pesquisadoras brasileiras nos campos da Comunicação Científica, Divulgação Científica e Epistemologia da Ciência da Informação. A programação reuniu pesquisadores, ex-orientandos, colegas e instituições parceiras em um dia marcado por debates, homenagens e lançamentos.
Organizado por um comitê formado por representantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa (PPGMA/FCRB); do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI/UFPA); da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o seminário teve como objetivo constituir um espaço de reflexão sobre a comunicação e a informação científica no Brasil.
A iniciativa destacou as contribuições da professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro, falecida em 2024, cuja trajetória marcou a Ciência da Informação nas últimas três décadas.
Saiba mais sobre a programação do evento:
A programação teve início com a cerimônia de abertura, que contou com a participação da Dra. Cecília Leite, representando o Ibict, e da Dra. Ana Lígia Medeiros, representando a Fundação Casa de Rui Barbosa. Em seguida, foi realizada a mesa-redonda “Trajetória e Legado de Lena Vania: A Construção da Comunicação Científica no Brasil”, com a presença dos professores Lilian Alvares (UnB), Gustavo Saldanha (Ibict) e Gustavo Freire (UFRJ), que revisitaram os marcos da atuação da pesquisadora na consolidação da comunicação científica como campo no país.
Na sequência, houve uma mesa-redonda com ex-orientandos da professora, que relataram como os ensinamentos de Lena Vania Ribeiro Pinheiro continuam influenciando práticas e pesquisas em Comunicação Científica no Brasil. A mediação foi realizada por Alegria Benchimol.
À tarde, o foco se voltou à divulgação científica com uma mesa que reuniu ex-orientandos da linha de Divulgação Científica, destacando mais uma vez o legado de Lena Vania, através da mediação de Carlos Martins (UFF).
A servidora e pesquisadora do Ibict, Profa. Luana Sales, destacou que o evento contou ainda com uma sessão especial dedicada ao Canal Ciência, um serviço de divulgação científica do Ibict e uma das contribuições mais significativas de Lena Vania Ribeiro Pinheiro nesse campo. A sessão incluiu uma apresentação da Dra. Leda Sompson, que exibiu uma gravação da própria Lena Vania falando sobre o Canal Ciência.
Encerramento e lançamentos
Na cerimônia de encerramento, a presidente do evento, Luana Sales, acompanhada pelos demais coordenadores, destacou a importância do seminário como marco para a preservação da memória de Lena Vania e para a continuidade de sua obra.
O encontro foi coroado por dois lançamentos simbólicos: O livro “Lena Vania Ribeiro Pinheiro: Diálogos Interdisciplinares”, uma coletânea de seus artigos mais citados, incluindo fotos e poesias inéditas da autora e a Coleção Especial Lena Vania Ribeiro Pinheiro, incorporada ao acervo da Biblioteca do CFCH da UFRJ, garantindo a preservação e o acesso ao material doado pela família da pesquisadora.
Para a professora Luana Sales, “este seminário integrou uma série de ações de memória já realizadas em homenagem a Lena Vania, incluindo o número especial da Revista Ciência da Informação, a homenagem no GT-1 do Enancib (UFES, 2024) e agora este encontro no Rio de Janeiro. Além disso, o evento reforçou que o legado da professora não se restringe ao passado: ele se projeta para o futuro, inspirando novas gerações a pensar a comunicação e a divulgação científica como pilares de uma ciência aberta, crítica e socialmente comprometida”.