Notícias
EEN Brasil co-organiza matchmaking da chamada Eureka para Resiliência, Resposta e Recuperação a Desastres
A EEN Brasil, em parceria com a EEN Áustria, é co-organizadora da plataforma de matchmaking da nova chamada Eureka para Resiliência, Resposta e Recuperação a Desastres, que financiará projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com potencial para salvar vidas, prevenir ou mitigar catástrofes.
A Eureka — maior rede pública do mundo para cooperação internacional em P&D e inovação, presente em mais de 45 países — busca soluções para um cenário de desastres mais frequentes e intensos em razão das mudanças climáticas.
A chamada apoia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços voltados a desastres naturais (inundações, secas, terremotos, tempestades, atividades vulcânicas, incêndios florestais, frio/calor extremos, avalanches) e antrópicos (guerras, acidentes industriais, incêndios urbanos, entre outros).
Podem submeter propostas empresas e instituições de pesquisa da Áustria, Bélgica (Flandres), Brasil, Chile, Lituânia, Espanha e Turquia. Os projetos devem ser apresentados em cooperação internacional, em consórcio com pelo menos dois representantes de países participantes e a presença de ao menos uma empresa.
No Brasil, a parceira da Chamada é a Finep, que oferece recursos não reembolsáveis a empresas brasileiras em projetos realizados em colaboração com pelo menos um outro país participante. As propostas devem atender aos critérios de elegibilidade da Rede Eureka e da Finep.
Para facilitar as conexões e encontrar parceiros internacionais, os participantes podem acessar a página da Chamada na plataforma de matchmaking b2match. Após o registro, os interessados poderão fazer novos contatos e agendar reuniões virtuais com outros usuários registrados.
A plataforma de matchmaking é organizada pela Enterprise Europe Network (EEN), programa da União Europeia que promove o crescimento e a internacionalização de pequenos e médios negócios. No Brasil, a rede é gerenciada por um consórcio de membros e coordenada pelo Ibict, unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O prazo de inscrição na chamada é até o dia 31 de outubro de 2025.
Conheça a página de matchmaking: eureka-resilience-call.b2match.io
Confira abaixo mais informações sobre a Chamada Eureka para Resiliência, Resposta e Recuperação a Desastres.
Áreas temáticas e aplicações elegíveis
Além de sustentabilidade, Dispositivos médicos, inteligência artificial, novos materiais e outras áreas correlatas, as propostas da chamada devem endereçar ao menos uma das aplicações abaixo (ou outra claramente ligada a resiliência, resposta e recuperação a desastres):
-
Construção inovadora e resiliente: modelagem do comportamento de edifícios em desastres; tecnologias de isolamento sísmico/amortecimento; arquitetura resiliente; materiais e tecnologias avançadas (resistência a fogo/água/choque, não tóxicos); adaptações para solos frágeis e áreas sujeitas a cheias.
-
Tecnologias digitais: previsão de danos e sistemas de alerta precoce; geoinformação e sensoriamento remoto avançados; algoritmos de IA para detecção; tecnologias de sensores.
-
Busca e salvamento: drones autônomos/inteligentes; métodos rápidos e eficazes de busca e resgate; equipamentos portáteis de imagem e detecção.
-
Comunicações resilientes: sistemas ininterruptos; dispositivos portáteis; baterias e fontes alternativas de energia; infraestruturas e sistemas resilientes.
-
Saúde: soluções de desinfecção, filtração e armazenamento; desinfecção/esterilização ambiental autônoma; dispositivos médicos móveis; serviços e infraestruturas de saúde resilientes; alimentos e bebidas funcionais.
-
Gestão de resíduos pós-desastre: tecnologias de demolição segura; soluções para separação/classificação e gestão de resíduos da construção e demolição.
Quem pode participar
Os projetos devem ter como objetivo a pesquisa ou desenvolvimento de um produto, processo ou serviço para comercialização. A proposta deve ser feita em cooperação internacional, num consórcio com no mínimo dois representantes de países-membros da Rede EEN e com a participação de pelo menos uma empresa.
Podem submeter propostas empresas e instituições de pesquisa da Áustria, Bélgica (Flandres), Brasil, Chile, Lituânia, Espanha e Turquia.
No Brasil, a instituição parceira é a Finep, que oferece recursos não reembolsáveis a empresas brasileiras em projetos que sejam realizados em cooperação internacional, com pelo menos um outro país participante. As propostas devem atender aos critérios de elegibilidade da Rede Eureka e da Finep.
Requisitos de consórcio e escopo
- Cooperação internacional em consórcio com mínimo de dois representantes de países-membros da rede e a participação de pelo menos uma empresa.
- Foco em P&D visando comercialização (produto, processo ou serviço).
- O projeto deve mirar ao menos um tipo de desastre com aplicação clara e específica.
- Orçamento indicativo por projeto: entre € 500 mil e € 5 milhões (valores fora dessa faixa também serão considerados).
Para mais informações, acesse o edital e suas diretrizes: