Notícias
Minicursos, reuniões e palestras marcam primeiro dia IV Fórum Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida (BRACV 2025)
Começou na terça-feira, 7 de outubro, o IV Fórum Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida (BRACV 2025), no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba. O evento é promovido pelo Laboratório de Informação para Sustentabilidade (LIS), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio do Grupo de Engenharia da Sustentabilidade (Grupo Engs), da UFSCar de Sorocaba.
O primeiro dia do evento foi composto por uma programação técnica intensa, com a realização de minicursos promovidos pelo Ibict, ECO+/Rede ACV e o Grupo Engs, além de palestras e de reuniões estratégicas envolvendo representantes de entidades-chave no setor.
No minicurso “SICV Brasil – da construção de inventários à integração global de dados em ACV”, o pesquisador do LIS, Thiago Rodrigues, apresentou o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida (SICV Brasil), uma iniciativa estratégica voltada à organização e disponibilização de Inventários do Ciclo de Vida (ICVs) de produtos nacionais. Desenvolvido como um sistema de gestão de bases de dados, o SICV consolida informações padronizadas sobre os inventários brasileiros e promove maior transparência e eficiência na avaliação ambiental de produtos e serviços.
Em seguida, a pesquisadora Luane Souza de Araújo falou sobre as percepções institucionais na governança de dados na Avaliação do Ciclo de Vida e apresentou a Rede Global de Acesso a Dados de ACV (GLAD), o maior diretório neutro de conjuntos de dados de ACV de provedores independentes, que apoia a acessibilidade e a interoperabilidade dos dados para embasar decisões sustentáveis.
Já o minicurso “Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) – Fundamentos, Aplicações e Prática”, ministrado pelo pesquisador do Grupo de Pesquisa em Engenharia da Sustentabilidade Antonio Carlos Farrapo Jr., abordou uma noção introdutória da metodologia e um estudo prático de aplicação da ACV a partir do uso de planilhas eletrônicas.
Rebeca Venâncio, analista de Sustentabilidade Aplicada na Fundação Espaço ECO+, foi responsável por conduzir o minicurso “Economia Circular – Desafios, Oportunidades e Caminhos para a Sustentabilidade”. Na ocasião, apresentou o contexto da economia circular, abordando seus principais desafios e tendências, além de discutir estratégias para apoiar e viabilizar a transição rumo à circularidade de processos.
No período da tarde, Felipe Dall, representante do Centro de Tecnologia Ambiental (IETC) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apresentou uma palestra sobre sua experiência em Osaka, no Japão, com ênfase nos processos de reciclagem e gestão de resíduos sólidos. Em seguida, Thiago Rodrigues apresentou o Guia de Avaliação do Ciclo de Vida para Formuladores de Políticas, publicação da qual é coautor. O documento oferece diretrizes para que equipes técnicas governamentais desenvolvam a capacidade necessária para interpretar resultados de estudos de ACV, identificar análises robustas e utilizá-las no desenho, implementação e monitoramento de políticas públicas.
A Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV) esteve representada pelas professoras Cássia Ugaya e Yara Tadano, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pelo professor Marcel Mariano Corrêa Maceno, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A RAICV uma organização civil, não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo potencializar a formação e a interação entre grupos de pesquisa existentes no desenvolvimento, no aperfeiçoamento e na aplicação dos métodos de Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (AICV) em produtos contextualizados social, econômica e ambientalmente no Brasil e no mundo.
Além dos minicursos e palestras, também foram realizadas reuniões estratégicas. Nessas reuniões, foram discutidos os rumos da Avaliação do Ciclo de Vida no Brasil, oportunidades de cooperação entre instituições e os próximos passos para o fortalecimento da área no país.