Notícias
Pesquisadora do Ibict se torna Cientista do Estado do Rio de Janeiro com projeto sobre Ciência Aberta
Iniciativa propõe diretrizes para fortalecer a Ciência Aberta no Rio de Janeiro
A pesquisadora Dra. Luana Sales, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), teve aprovado o projeto “Ampliando a transparência e a colaboração na pesquisa científica: proposta de diretrizes para apoio à formulação de programas de ação para a Ciência Aberta no estado do Rio de Janeiro”, no edital Cientista do Nosso Estado (CNE), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
De acordo com Luana Sales, a proposta busca fortalecer o ecossistema da Ciência Aberta, com foco na transparência, na colaboração e no reuso de dados científicos, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que estimulem práticas abertas nas instituições de pesquisa fluminenses.
O projeto tem como objetivo formular diretrizes e instrumentos de apoio à implementação de programas de ação voltados à gestão de dados de pesquisa, ao desenvolvimento de infraestruturas digitais abertas e à capacitação de profissionais e pesquisadores.
Com a aprovação do projeto, Luana Sales amplia sua atuação nas áreas de gestão de dados científicos, curadoria digital e implementação dos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable and Reusable), ao mesmo tempo em que reforça o papel do Ibict na promoção da Ciência Aberta no Brasil.
Além de sua atuação no Ibict, Luana Sales também é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict).