Notícias
Ibict participa do primeiro Encontro de Tecnologia Social do Sudeste
O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, do Encontro de Tecnologia Social do Sudeste, realizado no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O evento contou com uma programação intensa, que incluiu mostras de tecnologia social e projetos de extensão tecnológica, com demonstrações práticas; oficinas temáticas; rodas de diálogo; lançamentos de publicações; e debates sobre políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação social.
O Encontro foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo Ibict, pela Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS), pela Fundação Banco do Brasil e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Além de atuar na coordenação do evento, o Ibict marcou presença na programação, incluindo a mesa de abertura, que contou com a participação de Ricardo Pimenta, coordenador da Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (Coepi-Ibict), e de Andreia Michele Nascimento, analista em Ciência e Tecnologia, coordenadora substituta da Coepi e coordenadora regional do Sudeste da ABEPETS.
Na ocasião, Ricardo Pimenta destacou o potencial das tecnologias sociais: “O Ibict está à disposição e tem grande interesse em colaborar. Acreditamos que este é um caminho que deve ser cada vez mais incentivado, com a participação de mais atores e entidades públicas, do primeiro, segundo e terceiro setores, para que possamos, efetivamente, construir mudanças concretas”, ressaltou.
Além da Feira de Extensão Tecnológica e de Tecnologia Social, integrada ao evento, e das atividades de discussão, a atividade promoveu o lançamento da edição especial de 40 anos do livro Metodologia da Pesquisa-Ação, com a presença do autor Michel Thiollent. A publicação é uma referência no campo metodológico.
Como desdobramento e avaliação do primeiro Encontro, a pesquisadora e uma das coordenadoras do evento, Andreia Michele Nascimento, destacou a ampla repercussão alcançada entre os diferentes públicos.
Segundo ela, “realizamos uma avaliação e consideramos que o evento foi um sucesso. O resultado foi muito positivo, com intensa interação com movimentos sociais, estudantes de graduação e pós-graduação, além de diversas entidades de referência da região Sudeste na área. O encontro culminou com a conferência do professor Michel Thiollent. Construímos uma agenda específica para a região e definimos que o próximo evento será realizado em 2027, na Universidade de São Paulo”.