Notícias
Ibict e Biblioteca Nacional participam de seminário sobre uso de IA em manuscritos antigos
Palestra foi apresentada por Henrique Denes Hilgenberg Fernandes e mediada por Ana Lúcia Merege.
O tema discutido foi “Inteligência Artificial para Transcrição Paleográfica de Manuscritos”, apresentado por Henrique Denes Hilgenberg Fernandes, coordenador de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (COPAV) do Ibict. A palestra foi mediada por Ana Lúcia Merege, bibliotecária da Biblioteca Nacional.
No evento, Henrique Denes Hilgenberg Fernandes apresentou uma tecnologia desenvolvida em parceria entre o Ibict e o Arquivo Nacional, voltada para o reconhecimento ótico de caracteres em documentos manuscritos paleográficos de diferentes períodos históricos.
De acordo com o coordenador da COPAV-Ibict, o sistema utiliza modelos de aprendizado de máquina, baseados em arquiteturas transformers e CRNN (redes neurais convolucionais recorrentes), capazes de aprimorar continuamente os percentuais de acerto na transcrição de textos antigos, escritos em versões arcaicas do português e com caligrafia manual.
O ciclo de palestras contou ainda com a participação de Alícia Duhá Lose, professora e pesquisadora de Paleografia, Diplomática, Ecdótica e Filologia Textual da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e da arquivista Érika Sampaio, do Arquivo Nacional.
O encontro foi realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, e reuniu cerca de 60 participantes online, além do público presencial.
Para saber mais detalhes, acesse o endereço: https://www.youtube.com/live/VxivWqMa6ys