Notícias
EEN apoia chamada de cooperação Suécia-Brasil para projetos de inovação em mineração sustentável, bioeconomia e cidades sustentáveis
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Vinnova – Agência Sueca de Inovação, lançaram uma chamada pública de financiamento para organizações que colaboram em projetos internacionais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas áreas de mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis. Esta chamada faz parte da rede Eureka.
Para participar, o consórcio do projeto deve incluir pelo menos uma empresa sueca elegível; pelo menos uma empresa brasileira elegível e pelo menos uma Unidade Embrapii. A Embrapii também incentiva a busca pelo financiamento adicional da Finep, que é parceira nessa chamada.
A equipe do projeto deve ser liderada por uma empresa comercial (principal proponente) nos respectivos países e pode incluir outras partes, como institutos de pesquisa ou universidades. Além disso, o consórcio deve incluir pelo menos duas entidades jurídicas independentes de, no mínimo, dois países participantes da Chamada Eureka.
A Enterprise Europe Network (EEN) é parceira da Chamada na aproximação de parcerias entre empresas brasileiras e suecas. A EEN é um programa da União Europeia que promove o crescimento e a internacionalização de pequenos e médios negócios. No Brasil, a rede é gerenciada por um consórcio de membros e coordenada pelo Ibict, unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Sobre os projetos
O projeto de inovação em PD&I deve abordar pelo menos uma destas três áreas – mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis – e demonstrar potencial para pesquisar ou desenvolver um produto, processo ou serviço que possa ser comercializado.
Na área de mineração sustentável, o projeto deve se concentrar, mas não se limitar a, pelo menos um dos seguintes tópicos: trituração ecoeficiente; processos/métodos de manuseio de materiais mais eficientes; reciclagem; e gestão hídrica mais eficiente.
Em bioeconomia, deverá envolver: gestão florestal sustentável; e materiais de base biológica – incluindo processos relacionados, novas tecnologias, modelos de negócios e questões políticas.
Os projetos de cidades sustentáveis deverão incluir: sistemas de transporte inteligentes e livres de combustíveis fósseis; sistemas eficientes de gestão hídrica; e sistemas de gestão de inundações.
Prazos
Inscrições abertas desde 29 de setembro de 2025.
Prazo de submissão: 6 de fevereiro de 2026
Procedimentos de financiamento nacional: 30 de setembro de 2026
Previsão para início dos projetos: 1º de outubro de 2026
Para mais detalhes, consulte a página desta chamada na rede Eureka:
https://www.eurekanetwork.org/programmes-and-calls/network-projects-brazil-sweden-2025/