Notícias
Diretor do Ibict palestra sobre os desafios da preservação digital no encerramento do VIII Seminário em Arquivologia da UFES
O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, participou, na quarta-feira (22), da palestra de encerramento do VIII Seminário em Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O evento, neste ano, teve como tema “Transformação Digital na Gestão Documental: inovação, segurança e conformidade na era da inteligência artificial”.
Com o título “Transformando o Futuro da Informação: Desafios e Soluções em Preservação Digital no Brasil”, a palestra abordou os principais avanços e entraves enfrentados pelo país na consolidação de políticas e práticas de preservação digital, especialmente diante do crescimento exponencial de dados e documentos eletrônicos. O diretor destacou o papel estratégico do Ibict na promoção de soluções tecnológicas e de políticas públicas voltadas à preservação e ao acesso à informação no ambiente digital.
A mesa contou também com a participação da professora Tania Barbosa Salles Gava, docente associada do Departamento de Arquivologia da UFES, que contribuiu com reflexões sobre a importância da formação acadêmica e da pesquisa científica na consolidação da Arquivologia Digital no Brasil.
O VIII Seminário em Arquivologia (SEMARQ) foi realizado entre os dias 20 e 22 de outubro de 2025, no campus de Goiabeiras, em Vitória (ES). O evento consolidou-se como um dos principais espaços de debate sobre Arquivologia no país, reunindo pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de todas as regiões do Brasil. Nesta edição, o seminário alcançou caráter nacional, ampliando seu público e escopo de discussões.
A programação incluiu palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos científicos, abordando temas como inteligência artificial aplicada aos arquivos, inovação em processos documentais, segurança da informação e conformidade normativa em ambientes digitais.
Realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Departamento de Arquivologia da UFES, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e da Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo, o evento reafirmou sua relevância ao promover o diálogo entre academia, setor público e sociedade sobre os rumos da gestão documental na era digital.