Notícias
Coordenador da Rede Cariniana participa de workshop internacional sobre gerenciamento de dados de pesquisa na Alemanha
No último dia 25 de setembro, o coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Miguel Arellano, foi um dos representantes do Brasil no Workshop Institucional Mecila sobre Gerenciamento de Dados de Pesquisa – Intercâmbio Internacional sobre Práticas, Estratégias, Desafios e Oportunidades, realizado em Colônia, na Alemanha.
O evento partiu da crescente importância do Gerenciamento de Dados de Pesquisa (RDM, na sigla em inglês) em todas as disciplinas científicas, incluindo as Ciências Sociais e Humanidades. Uma gestão adequada dos dados não apenas assegura a qualidade da pesquisa, mas também contribui para um ambiente científico mais sustentável, transparente e eficiente.
O workshop teve como foco o manuseio sustentável, a preservação, o uso e a reutilização de dados de pesquisa, aspectos fundamentais para garantir a transparência, reprodutibilidade e otimização de recursos nas pesquisas. Reunindo especialistas internacionais e locais, o evento proporcionou um espaço de intercâmbio sobre padrões, infraestruturas, práticas recomendadas e estratégias para fortalecer a colaboração entre diferentes disciplinas e regiões.
Miguel Arellano participou da mesa "Infraestruturas e Serviços para a Sustentabilidade dos Dados de Pesquisa", na qual apresentou os principais serviços e produtos da Rede Cariniana. Em sua fala, destacou o papel estratégico da Rede na preservação digital no Brasil, com ênfase na proteção da memória institucional digital e no fortalecimento de infraestruturas colaborativas voltadas à ciência e tecnologia.
Entre os temas abordados, Arellano enfatizou a importância de redes de colaboração e parcerias, tanto nacionais quanto internacionais, para a preservação dos dados de pesquisa. Também ressaltou como o desenvolvimento de uma rede de serviços de preservação digital promove o compartilhamento de estudos e pesquisas, além da integração de conteúdos e do acesso contínuo ao conhecimento científico produzido pelas instituições.