Notícias
BRACV 2025 consolida propostas para um plano de ação nacional em Avaliação do Ciclo de Vida
Após três dias de intensas atividades, o IV Fórum Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida (BRACV 2025) foi encerrado na última quinta-feira, 9 de outubro, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba (SP). Realizado entre os dias 7 e 9, o evento reuniu mais de 80 especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes do setor produtivo para debater os rumos da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil e propor caminhos concretos para o fortalecimento da sustentabilidade e da economia circular.
Promovido pelo Laboratório de Informação para Sustentabilidade (LIS), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o fórum contou com o apoio do Grupo de Engenharia da Sustentabilidade (Grupo EngS), da UFSCar de Sorocaba.
O encerramento foi marcado pela apresentação dos resultados dos grupos temáticos, que se reuniram no dia anterior (8) para debater três eixos estratégicos: Banco de Dados e Inventários, Metodologias e Capacitação. Cada grupo discutiu desafios, necessidades e soluções dentro de suas áreas, com o objetivo de elaborar propostas colaborativas que contribuam para um Plano de Ação Nacional de ACV. Os grupos contaram com ampla participação: 21 pessoas no eixo de Banco de Dados e Inventários, 16 em Metodologias e 14 em Capacitação.
As discussões foram coordenadas por especialistas da área: Marilia Folegatti (EMBRAPA) no grupo de Banco de Dados e Inventários; professor Diogo Silva (UFSCar) no grupo de Capacitação; e professora Cássia Ugaya (UTFPR) no grupo de Metodologias. No dia 9, os participantes se reuniram em plenária para validar as propostas. Ao todo, mais de 30 itens foram levantados, os quais integrarão o relatório final do BRACV 2025 e servirão de base para iniciativas futuras no campo da ACV no país.
No período da tarde, os participantes visitaram o Sinctronics, centro de inovação tecnológica voltado à circularidade no setor de eletroeletrônicos. Fundado em 2012, o Sinctronics atua em toda a cadeia de reciclagem e reaproveitamento de equipamentos eletrônicos, da logística reversa à produção de novas peças com matéria-prima reciclada, passando pela desmontagem, descaracterização e reinserção de materiais em novos produtos.
Para o pesquisador do LIS/Ibict Thiago Rodrigues, o evento reforçou o papel do BRACV como espaço de articulação entre ciência, indústria e políticas públicas. “Auditório cheio, salas de reuniões paralelas cheias e vibrantes. Velhos e novos ‘acevistas’ compareceram e contribuíram para discussões ricas e propositivas. Ficou claro que há muito o que fazer, mas também ficou evidente que há instituições e profissionais comprometidos e capazes de fomentar o avanço da ACV para melhorar a indústria, a pesquisa e as políticas públicas”, destacou.
Rodrigues também ressaltou a qualidade da estrutura oferecida pela UFSCar e o trabalho conjunto entre o Grupo EngS/UFSCar e o LIS/Ibict. “Saímos com muitas ideias, agora é transformá-las em ações.”