Notícias
Abertura da 2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação destaca papel da ciência e da comunicação no enfrentamento à desinformação
A abertura da 2ª Conferência Internacional de Integridade da Informação e Combate à Desinformação, realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Universidade de Brasília, reforçou a importância da ciência, da comunicação e da informação de qualidade como pilares para o fortalecimento da democracia. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com a Faculdade de Comunicação (FAC/UnB) e reúne pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Na cerimônia, o diretor do Ibict, Tiago Braga, ressaltou que o instituto tem como missão histórica a organização e disseminação da informação científica e tecnológica no país, um compromisso que se renova diante dos desafios contemporâneos da difusão de desinformação no país.
“A informação é matéria-prima não só para a comunicação, mas para a sociedade. É por meio da informação de qualidade que promovemos o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Se a informação é o elemento essencial para o avanço da sociedade, a desinformação é a sua antítese”, afirmou Braga.
O diretor destacou ainda o programa Transformar Consciência, lançado pelo Ibict em 2023, que propõe o fortalecimento da relação entre ciência e sociedade.
“Durante muito tempo, a ciência foi percebida de forma isolada. A pandemia nos mostrou o quanto é urgente transformar a consciência coletiva sobre o papel da ciência e da informação na vida das pessoas”, completou.
A diretora da Faculdade de Comunicação da UnB, professora Dione Moura, celebrou a continuidade da parceria com o Ibict e com instituições que integram redes nacionais e internacionais de pesquisa sobre comunicação e desinformação, como a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), a Rede de Estudos e Combate à Desinformação (RECID) e Rede de Pesquisa em Comunicação, Informação e Democracia.NED.
“Brasília se consolida como um polo de articulação geopolítica e de memória democrática. A universidade pública é espaço fundamental para a produção do conhecimento e o enfrentamento à desinformação. Estaremos sempre abertos para acolher e apoiar eventos que reafirmem a importância da ciência e da democracia”, afirmou.
Representando a reitora da UnB, professora Rozana Naves, o secretário de Comunicação da Universidade, professor João Curvello, destacou a relevância do evento para o campo acadêmico e para o debate público.
“Durante esses dois dias, a Faculdade de Comunicação se torna um epicentro de discussões cruciais sobre regulação de plataformas digitais e salvaguarda da democracia. É uma temática central que, por muito tempo, foi negligenciada nos estudos da comunicação, mas que hoje se reafirma como essencial para o futuro digital mais transparente e justo”, observou.
Em nome da Socicom, Rafiza Varão lembrou que o direito à informação é uma das bases da vida democrática, “Esse evento mostra a força da Faculdade de Comunicação da UnB no cenário nacional e reafirma o direito à informação como condição essencial para a democracia. Sem informação de qualidade, não há sociedade livre.”.
A conferência integra a programação do Workshop de Comunicação e Informação sobre Regulação de Plataformas Digitais, e conta com o apoio de instituições como a Unifesp, a RECID e a NED. As atividades seguem até o dia 22, com mesas-redondas, painéis e apresentações de pesquisas que abordam os impactos da desinformação na esfera pública e as estratégias de integridade informacional no Brasil e no mundo.