Notícias
Trabalho de pesquisadores do Ibict é premiado no SNBU
O trabalho “Faróis possíveis para Ciência Aberta” recebeu o prêmio na categoria Melhores Trabalhos Apresentados durante o XXIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), realizado de 17 a 20 de novembro de 2025, em São Paulo (SP). A premiação ocorreu na cerimônia de encerramento do evento, no dia 20, e foi entregue pelo presidente da FEBAB, Jorge Moisés Kroll do Prado, pela vice-presidente da entidade, Adriana Cybele Ferrari, e pela diretora de Formação Política e Profissional da FEBAB, Adriana Maria de Souza.
A pesquisa foi desenvolvida pelos pesquisadores Carla Maria Martellote Viola, Milton Shintaku e Ingrid Torres Schiessl, da Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
O estudo propõe categorias de desenvolvimento para Bibliotecas Universitárias sob a perspectiva da Ciência Aberta, utilizando os “tipos ideais” de Max Weber como ferramenta metodológica alinhada à Agenda 2030. A metodologia adotada é qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, baseada em análise conceitual e teórica.
Como resultado, os autores definem três tipos ideais de biblioteca: Guardiã do Acervo (reativa), Catalisadora da Transição (emergente) e Hub da Ciência Aberta (proativa). O trabalho conclui que a perspectiva weberiana oferece uma base conceitual robusta para análise e destaca o papel estratégico das Bibliotecas Universitárias como catalisadoras da Ciência Aberta e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O artigo está disponível para leitura nos Anais do SNBU 2025.
Acesse em: https://portal.febab.org.br/snbu2025/article/view/3833