Notícias
Nova gestão do Consórcio EEN Brasil toma posse com a missão de fortalecer negócios e parcerias entre Brasil e União Europeia
Crédito: Comunicação EEN/UE/Brasil
A nova gestão do Consórcio EEN Brasil tomou posse nesta sexta-feira (31), em cerimônia realizada no auditório do Instituto Rio Branco, em Brasília. O evento marcou o início da gestão 2025–2029 da rede e reuniu autoridades, empresários e representantes dos setores industrial, tecnológico e acadêmico. A solenidade destacou a importância estratégica da Enterprise Europe Network (EEN) para a internacionalização de empresas brasileiras e o fortalecimento da cooperação com a União Europeia.
A EEN é a maior rede mundial de apoio à internacionalização de negócios, presente em mais de 60 países e voltada à promoção de parcerias estratégicas, acesso a novos mercados e estímulo à inovação. No Brasil, a rede é representada pelo Consórcio EEN Brasil, composto por 13 instituições públicas e privadas com atuação em todas as regiões do país. O Consórcio é coordenado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) e pelo Ibict/MCTI, em parceria com a Assespro, Embrapii, CNI e ENRICH in LAC.
Durante a cerimônia, foram apresentados os integrantes que conduzirão o Consórcio EEN Brasil no novo ciclo de gestão (2025–2029). A presidência será exercida por Marcos Vinicius da Cruz Coelho, presidente da Fapec, enquanto a vice-presidência ficará a cargo de Cecília Leite, coordenadora-geral de Informação e Tecnologia do Ibict.
Para Marcos, a nova gestão dará continuidade às contribuições deixadas pela equipe anterior, que alcançou avanços importantes, como a expansão da internacionalização, o fortalecimento de redes e negócios, a realização de eventos estratégicos e a criação de oportunidades que impulsionam a pesquisa científica, o empreendedorismo e modelos institucionais inovadores.“Tenho orgulho de assumir a liderança da Enterprise Europe Network (EEN) no Brasil. Espero que possamos fortalecer esse legado, aprimorando as entregas e ampliando o impacto junto às pequenas e médias empresas, ao setor produtivo e à internacionalização, sempre com base nas melhores práticas em âmbito global”, disse o presidente.
A posse do presidente foi conduzida por Cecília Leite, que comemorou os resultados alcançados no último quadriênio, apontou as expectativas para a nova gestão e evidenciou as relações humanas como diferencial para o sucesso das parcerias do consórcio: “A EEN Brasil é uma plataforma digital que aproxima negócios e conecta parceiros para o desenvolvimento, mas também cuidamos da plataforma humana. Por trás de qualquer plataforma ou inteligência, seja artificial ou não, a natureza humana está sempre presente. Na posse, quis reforçar para o Marcos a importância dessa dimensão humana”, afirmou Cecília Leite.
A gerente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Tatiana Farah, destacou como a integração do consórcio reforça a cooperação e a diplomacia empresarial como pilares para ampliar a presença do Brasil na agenda internacional. “A agenda internacional requer um grau de inovação inerente à sua estratégia, e a internacionalização impulsiona para que essa inovação aconteça. É um prazer imenso fazer parte novamente desse consórcio, colocando toda a estrutura da CNI à disposição de metas ambiciosas, baseadas em cooperação, colaboração e caminhos abertos para que as instituições continuem promovendo sua missão”. Segundo ela, a participação das pequenas e médias empresas é essencial para garantir competitividade e inovação, e o papel do EEN é fundamental nesse processo.
Um dos avanços apresentados pela nova gestão do Consórcio é o formato de governança, que amplia a representatividade institucional e reforça a integração entre os diferentes setores da rede.
O Conselho de Curadores será presidido por Joseph Buades, diretor do Escritório de Investimentos da Catalunha (Espanha), e terá como vice-presidente Luciane Fornari, além de Maira Rodrigues, Rosangela Hilário e Denise Neddermeyer como membros.
“Oito, nove anos atrás, abraçamos um projeto ainda incipiente, que já mostrava grande potencial no estreitamento das relações empresariais, tecnológicas e de inovação entre a União Europeia e o Brasil. Muito obrigado a todos pelo apoio”, destacou Buades, ao comentar a evolução da governança da EEN Brasil.
O Conselho de Internacionalização será liderado por Márcio Canedo, pesquisador sênior do Ibict, tendo Adi Balbinot Junior como vice-presidente. Já o Conselho de Governança Sustentável será presidido por Marcelo Augusto Santos Turine, com Nalvo Franco de Almeida Junior como vice-presidente.
A Secretaria Executiva dos Conselhos será conduzida por Joana Mara Vieira da Silva e Anthony Alcova de Alcântara.
As Câmaras Setoriais e Temáticas, que integram o Decanato da EEN Brasil, terão à frente Ari Rogério Ferra Junior (Energias Renováveis), Henrique Sartori de Almeida Prado (Formação e Negócios), Joseliza Alessandra Vanzela Turine (Sustentabilidade), Lucilene Maria de Sousa (Negócios Estratégicos e Fundações Parceiras), Mauro Luiz Rabelo (Inovação), Paola Vasconcelos Comin de Jesus (Desenvolvimento Agroempresarial), Paulo Ricardo Campos (Cultura, Arte e Negócios), Sandramara Matias Chaves (Empreendedorismo Feminino) e Vanessa Dalva Guimarães Campos (Ciências da Saúde e Empreendedorismo).
O chanceler da EEN Brasil, Márcio Canedo, encerrou a cerimônia com uma fala marcada pela emoção e pelo reconhecimento do trabalho coletivo que consolidou o consórcio. Ele relembrou a trajetória construída nos últimos anos em parceria com diversas instituições, ressaltando a importância da colaboração entre universidades e indústria para promover inovação e a internacionalização de pequenas e médias empresas.
Canedo também reforçou o papel do Brasil no cenário global e a missão do consórcio em apoiar negócios sustentáveis e inteligentes. “Onde a gente pisa, a gente traz evolução. E vamos continuar fazendo isso, contando com todos vocês para que essa revolução seja a mais gloriosa possível”, afirmou.
Sobre o Consórcio EEN Brasil
O Consórcio EEN Brasil estabelece uma ponte estratégica, inclusiva e orientada à inovação entre o Brasil e a União Europeia. Por meio de ações coordenadas, intercâmbio de conhecimento e uma abordagem focada nas necessidades das empresas, o consórcio busca ampliar a inserção internacional das pequenas e médias empresas brasileiras, fortalecer a presença de empresas europeias no Brasil, estimular a cooperação sustentável de longo prazo entre Brasil e União Europeia, e promover um crescimento econômico sustentável e equitativo.
São membros: ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas), ACIC Chapecó (Associação Comercial de Chapecó), ACIC Concórdia (Associação Empresarial de Concórdia), Apex-Brasil, CNI (Confederação Nacional da Indústria), Confederação Assespro, Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), ENRICH in LAC, Fapec (Fundação de Apoio à Cultura, Educação e Pesquisa), Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), Instituto Global ESG, Microempa (Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS) e OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias). Além dos membros, o Consórcio também conta com uma rede de apoiadores (stakeholders) que representam entidades de promoção de negócios internacionais.