Notícias
Ibict vai realizar palestras no SNBU 2025
O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) 2025 será realizado em São Paulo, de 17 a 20 de novembro de 2025. O evento é organizado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP e pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), e visa promover a formação continuada de profissionais e o diálogo sobre temas essenciais da área, como a Ciência Aberta e sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) terá uma participação expressiva no SNBU 2025, com a presença de 18 tecnologistas e pesquisadores atuando em diversas mesas e rodas de conversa. O Ibict estará presente nos quatro dias do evento, com foco em temas como Ciência Aberta, gestão de dados, Direito Autoral e inovações em serviços bibliotecários.
No dia 17 de novembro, o diretor do Ibict, Tiago Braga, participa da mesa de abertura do evento, no auditório principal.No período da tarde, a pauta é a gestão de dados de pesquisa, com o coordenador de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica, Marcel Garcia de Souza, e a pesquisadora Marcelle Costal participando da roda de conversa “Boas Práticas em Repositórios de Dados de Pesquisa”, onde será apresentado o apoio do Ibict às bibliotecas nessa área.
No dia 18 de novembro, o coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict, Washington Segundo, integra a mesa-redonda “Ciência Aberta: como avançar?”, no auditório principal. À tarde, o diretor do Ibict, Tiago Braga, participa da mesa “Ciência Cidadã: panorama atual, ações e perspectivas”.
No dia 19 de novembro, o pesquisador do Ibict, Walter Couto, ministra a Master Class “A escrita científica assistida por IA: implicações e possiiblidades”, que analisa o impacto das tecnologias de IA na escrita científica. A pesquisadora Priscila Sena, participa da mesa-redonda “Por universidades mais inclusivas e diversas”; e a coordenadora de Serviços Bibliográficos do Ibict, Emanuelle Torino, participa da roda de conversa “Cooperação bibliotecária: exemplos de sucesso”, que apresenta redes que fortalecem os serviços e o compartilhamento de recursos. Já no dia 20 de novembro, Walter Couto integra a mesa-redonda “Acesso, pesquisa e ensino: bibliotecas, perspectivas regulatórias e obstáculos frente ao Direito Autoral”.
Confira os palestrantes do Ibict presentes no SNBU 2025.
Bernardo Vechi
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). É Bibliotecário e pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Cássio Morais
Bacharel em Biblioteconomia e Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio. É bibliotecário e pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
Cristiana Dobre
Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). É Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Denise Andrade
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). É pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Emanuelle Torino
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É Bibliotecária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atualmente Coordenadora de Serviços Bibliográficos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Fabio Gouveia
Doutor em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Fhillipe Campos
Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bibliotecário e Pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Gabriel Marques
Mestre em Gestão, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília. É pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
Leticia Bonetti
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Tecnologista no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Maison Gonçalves
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É Pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Bibliotecário na Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Marcel Garcia de Souza
É mestre em Educação em Ciências (UFRGS) e doutorando em Ciência da Informação (Ibict). Atualmente é Coordenador de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict onde lidera as iniciativas voltadas para a Ciência Aberta, repositórios digitais e gestão de dados científicos, além de coordenar pesquisas aplicadas nesses temas.
Marcelle Costal
Doutoranda e mestre em Ciência da Informação (Ibict/UFRJ), bacharela em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (UFRJ). Bibliotecária da FGV e assistente de pesquisa no Ibict/Cotec. Pesquisa gestão e curadoria de dados, competência em informação e em dados, práticas informacionais, sistemas de organização do conhecimento, e ciência aberta.
Priscila Sena
Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). É Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC); Coordenadora Nacional (Ibict) da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) e; Diretora Regional Sul (Gestão 2023-2026) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).
Silvana Vidotti
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É docente no Departamento de Ciência da Informação da Unesp e, atualmente Coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Tatyane Silva
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). É bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Tiago Braga
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e graduado em Sistemas de Informação pela PUC Minas. É diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde também lidera o Laboratório de Informação e Sociedade (Insumo) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT). Sua atuação acadêmica e institucional se estende ao cenário internacional: é membro convidado do Comitê de Gestão Técnica da Global LCA Data Access Network (ONU Meio Ambiente), do I4T Global Knowledge Network (UNESCO) e do comitê editorial da revista Library Trends, publicada pela Johns Hopkins University Press. Desenvolve pesquisas com foco na ciência da informação, explorando suas interfaces em contextos nacionais e internacionais, com ênfase em políticas públicas, infraestrutura de dados e o papel da informação no desenvolvimento científico e social.
Walter Couto
Tecnologista em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), possui doutorado em Ciência da Informação pela USP, com pós-doutorado pelo INCT de Ciência Cidadã. É membro da Comissão Brasileira de Direitos Autorais e Acesso Aberto da Febab (CBDA3).
Washington Segundo
Doutor em Informática pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche no King's College London, e mestre na mesma área pela UnB. Possui também formação em Matemática (bacharelado e licenciatura) pela mesma instituição. Atualmente, é Coordenador-Geral de Informação Científica e Tecnológica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde lidera projetos voltados à Ciência Aberta, repositórios digitais, interoperabilidade de sistemas e gestão de dados científicos.