Notícias
Confira o vídeo da apresentação dos resultados do projeto de Repositório Arquivístico Digital Confiável baseado no Modelo Hipátia
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Tribunal de Contas da União (TCU) realizaram, no dia 27 de novembro, o evento “Um Repositório Arquivístico Digital Confiável para o TCU: experiência com o Modelo Hipátia”, marcando o encerramento do projeto “Estudo para Implementação de Modelo de Preservação Hipátia no TCU”.
Durante a atividade, foram apresentados os resultados alcançados na construção do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), desenvolvido a partir das diretrizes do Modelo Hipátia, referência nacional para a preservação digital de documentos arquivísticos.
Na abertura do encontro, estiveram presentes Tiago Braga, diretor do Ibict; Alexandre Oliveira, coordenador-geral substituto de Tecnologias de Informação e Informática do instituto; Ana Cristina Siqueira, diretora-geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU); e Rainério Rodrigues Leite, secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU.
Os representantes das instituições destacaram a importância da preservação digital no contexto do Tribunal, enfatizando sua relação com a soberania informacional e a necessidade de garantir que documentos digitais permaneçam acessíveis no futuro, sobretudo com a utilização do Modelo Hipátia, desenvolvido por pesquisadores do Ibict.
Humberto Innarelli, do Arquivo Edgard Leuenroth da Unicamp, apresentou a palestra “Preservação digital: um projeto de todos”, que discutiu a necessidade de ações contínuas para garantir o acesso à informação ao longo do tempo. Em seguida, Ana Claudia de Carvalho Cabral Lopes, chefe do Centro de Documentação do TCU, abordou o desenvolvimento do repositório no Tribunal e os avanços previstos no âmbito técnico e organizacional. Por fim, Rodrigo de Freitas Nogueira, chefe da Divisão de Produção e Redes do Ibict, explicou como o Modelo Hipátia estava sendo aplicado ao contexto do TCU.
O vídeo completo da atividade está disponível no canal do YouTube do TCU.