Notícias
Projeto Mínter: Novo Mestrado Interinstitucional entre Ibict e Universidade do Tocantins
O Ibict firmou uma parceria com a UFT para o desenvolvimento do mestrado interinstitucional.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), firmou uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o desenvolvimento do mestrado interinstitucional, um importante projeto voltado para a formação de profissionais da área da ciência da informação. O projeto Mínter tem como objetivo fortalecer a qualificação acadêmica e promover o intercâmbio de conhecimentos entre as duas instituições.
A iniciativa é uma das ações que o Ibict vem implementando em seus programas de pós-graduação. A partir de 2025, os alunos do PPGCI no mestrado e doutorado serão matriculados exclusivamente no Ibict, sem a parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como acontecia anteriormente. A mudança faz parte de uma transição que reforça a autonomia e a consolidação do programa.
O Mínter tem como objetivo beneficiar discentes da UFT, que serão indicados pela própria universidade para participar do mestrado interinstitucional. Com início previsto para o segundo semestre de 2025, o programa oferecerá tanto atividades presenciais quanto a distância. Os alunos serão orientados por docentes do PPGCI do Ibict, com algumas etapas de orientação realizadas de forma online.
“A construção deste projeto foi um esforço conjunto e um verdadeiro exemplo de como a colaboração interinstitucional pode gerar resultados positivos para a educação brasileira”, afirmou Fábio Gouveia.
O projeto Minter PPGCI-Ibict/UFT, submetido em dezembro de 2024 e aprovado pela Capes em março de 2025, visa a nucleação e o desenvolvimento de parcerias acadêmico-científicas. A proposta envolve professores do PPGCI com Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, reconhecimento para pesquisadores de destaque no país, além de contar com integrantes prestigiados nos programas Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) e Cientista do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ.
A excelência acadêmica e o mérito científico do PPGCI-Ibict foram reconhecidos pela Capes, resultando na aprovação do Minter, com foco na inovação social por meio de teorias e métodos da Ciência da Informação. “A criação de uma turma de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Ciência da Informação na Universidade Federal do Tocantins (UFT) surge como desdobramento dessa excelência, visando fortalecer a formação de recursos humanos qualificados em uma região estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil”, destacou Gustavo Saldanha, pesquisador titular do Ibict.
“A ausência de programas stricto sensu na área de Ciência da Informação no Estado do Tocantins ressalta a relevância dessa iniciativa, especialmente considerando o impacto positivo que a interiorização da pós-graduação pode gerar para a democratização do acesso à formação acadêmica avançada”, frisou Gustavo Saldanha.
O PPGCI-Ibict se destaca como referência nacional e internacional, tanto histórica quanto contemporaneamente, sendo reconhecido pela qualidade de seus projetos, pela qualificação de seu corpo docente e pela produção acadêmica que contribui diretamente para o avanço do conhecimento em Ciência da Informação. Essa experiência será integralmente incorporada à turma Minter, assegurando que a qualidade da formação seja equivalente à ofertada no programa regular. Além disso, estão previstas estratégias como a mobilização de docentes permanentes do PPGCI-Ibict para ministrar disciplinas, orientar pesquisas e conduzir atividades acadêmicas na UFT.
Conheça mais sobre a parceria Ibict-UFT
Além de promover eventos e seminários integrados, a colaboração ampliará o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições e fortalecerá a integração entre o programa e a realidade local. Essa iniciativa visa responder às demandas regionais por soluções inovadoras no campo da gestão da informação e do conhecimento, com ênfase em áreas como preservação documental, tecnologias informacionais e inclusão digital, fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Alinhada com os princípios da Agenda 2030 da ONU, especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades), a proposta busca enfrentar as assimetrias regionais na pós-graduação, uma questão recorrente no cenário acadêmico brasileiro, como uma das metas centrais dessa ação.
A aprovação do Minter Ibict/UFT não só contribui para a formação de profissionais altamente qualificados, mas também consolida a Ciência da Informação como uma área estratégica para a inovação e gestão do conhecimento, tanto no contexto regional quanto nacional”, explicou Gustavo Saldanha. Ele acrescentou que a iniciativa fortalece a pesquisa e impulsiona o desenvolvimento integrado do país, ajudando a reduzir disparidades e promovendo uma formação acadêmica de qualidade em regiões menos assistidas.
Saiba mais sobre o projeto Mínter:
O projeto de Mestrado Interinstitucional (MINTER) do Programa de Cooperação entre Instituições (PCI MINTER) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi idealizado pelo Ibict, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele foi desenvolvido pelo coordenador do PPGCI-Ibict, Prof. Dr. Fábio Gouveia, pelo Prof. Dr. Gustavo Silva Saldanha, docente permanente do PPGCI-Ibict, e pela especialista em gestão de dados acadêmico-científicos do Ibict, Edilma Macedo.
Esses três profissionais compõem a comissão interna de acompanhamento e autoavaliação do PPGCI-Ibict, focada no desenvolvimento e crescimento da pós-graduação do Ibict, de acordo com os modelos de avaliação da Capes. A proposição, aprovação e implementação de projetos acadêmico-científicos de cooperação, como o Minter, refletem o compromisso com o avanço científico e o compartilhamento de modelos de ensino avançado a partir de instituições de excelência acadêmico-científica.
O projeto será coordenado por Fábio Gouveia, responsável pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict/UFRJ), que integra a Escola Nacional de Ciência da Informação (Enacin), uma rede de iniciativas voltadas à promoção da educação e pesquisa na área de Ciência da Informação no Brasil. Contará também com a colaboração do Prof. Dr. Ricardo Pimenta, coordenador da Enacin.