Notícias
MCTI comemora 40 anos de existência
No dia 15 de março, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) completou 40 anos de existência. Criado após a redemocratização do país em 1985, o MCTI surgiu com o objetivo de coordenar e fomentar políticas públicas que promovessem a pesquisa, a inovação e o avanço tecnológico, essenciais para o progresso econômico e social do Brasil.
Na última segunda-feira (17), o MCTI realizou uma celebração na sede do ministério, que contou com um café da manhã com os colaboradores, secretários e diretores do ministério.Também foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Interno de Governança, no auditório, com os diretores das unidades vinculadas ao MCTI. Na oportunidade, a ministra do MCTI, Luciana Santos, destacou a importância da existência da pasta para o desenvolvimento do país.
“A criação do ministério é um marco importante no desenvolvimento de políticas públicas nessa área tão estruturante, sobretudo em tempos de disputa pelo domínio tecnológico. Se hoje podemos dizer que ciência, tecnologia e inovação são pilares do nosso desenvolvimento, isso se deve muito ao trabalho do MCTI, articulado com a academia, com o setor produtivo e a sociedade”, avalia a ministra Luciana Santos.
Desde sua fundação, apesar de ter enfrentado períodos de instabilidade institucional e restrições orçamentárias, o ministério tem promovido políticas públicas estratégicas para o crescimento da ciência e tecnologia, consolidando o Brasil como uma referência em diversas áreas do conhecimento.
Hoje, a pasta possui uma ação transversal, que integra toda a agenda do governo. Está presente no combate à fome; na nova política de industrialização; no desenvolvimento sustentável da Amazônia; na construção de uma arrojada agenda climática; nas políticas de transição energética e transformação digital; na garantia de uma nação independente e soberana e de mais bem-estar para a população brasileira.
Para o diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, a existência do MCTI é fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e no Sul Global. “Comemorar 40 anos significa que temos criado no contexto brasileiro uma estrutura capaz de fomentar e de estabelecer um planejamento estratégico para a ciência que é feita no país. Hoje somos referência no eixo Sul Global por uma produção científica relevante no Brasil e no âmbito da América Latina. Somos um grande propulsor da construção do processo científico nacional. E isso se deve muito à existência de um ministério capaz de orquestrar os avanços científicos nacionais e de construir parcerias estratégicas com países vizinhos”, avalia.
Tiago Braga também destaca os avanços do MCTI na gestão atual. “Nesta celebração dos 40 anos do MCTI, nós temos o prazer de observar vários avanços significativos, por exemplo, a realização do concurso público que vai agregar mais de 800 pessoas ao Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, a recomposição do orçamento por meio da liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNCT e a realização e a aproximação do Ministério com as suas unidades de pesquisa, por meio de projetos e eventos de popularização da ciência. Então, todo esse quadro de avanços parece sinalizar um futuro próspero para a ciência brasileira, mas que já começa a se realizar no agora. A gente já colhe frutos do investimento que foi feito ao longo dos últimos anos, mas em especial, desde o ano de 2023”.
Comemorações dos 40 anos do MCTI
Para marcar as quatro décadas do MCTI, um Grupo de Trabalho (GT), formado por representantes do Sistema Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, está organizando um calendário de atividades que deverão se realizar ao longo do ano.Uma das novidades será a Caravana da Casa da Ciência que deve passar pelas capitais e também em todas as sedes das vinculadas. No encontro, a ministra Luciana Santos fez uma apresentação mostrando o cronograma de ações para celebrar os 40 anos da pasta.
“Nós estamos iniciando em março e até março do ano que vem, um cronograma com as comemorações dos 40 anos, em caravanas, em solenidades, em exposições itinerantes, em premiação como o Prêmio Mulheres e Ciência, que aconteceu na semana passada. Hoje nós fizemos um café com os servidores e esta reunião para anunciar essa celebração”, comentou a ministra Luciana Santos.
Os diretores também lembraram de outras datas próximas que serão celebradas e que devem ser somadas aos eventos do MCTI como: 75 do CNPq; 160 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi; 50 anos do CCT; e 69 anos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Núcleo de Comunicação Social do Ibict, com informações do MCTI