Notícias
Ibict reforça combate à desinformação em participação no Jornal da Cultura
O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, participou de uma matéria do Jornal da Cultura, transmitida no dia 8 de março, sobre o impacto da desinformação na saúde pública. A reportagem abordou como influenciadores digitais incentivam a realização de baterias de exames médicos para diagnósticos sem embasamento científico, muitas vezes impulsionados por interesses financeiros.
Braga destacou que o fenômeno da infodemia — a disseminação excessiva de informações, incluindo notícias falsas — tem implicações diretas na sociedade, afetando desde a adesão a tratamentos médicos até a formulação de políticas públicas. Ele reforçou a importância de iniciativas para mitigar a propagação de fake news, tema que tem sido prioridade para o Ibict.
Rede de combate à desinformação
O Ibict atua no enfrentamento da desinformação por meio de uma rede de iniciativas estratégicas. Em parceria com o Ministério da Saúde, o instituto desenvolve o programa Saúde com Ciência, que busca soluções para aumentar a cobertura vacinal, reduzida nos últimos anos pelo impacto das fake news. Além disso, com apoio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, o Ibict está construindo um mecanismo para acompanhar debates sobre desinformação na internet em temas como violência contra a mulher, segurança de vulneráveis, racismo, direito dos deficientes e direitos trabalhistas.
Outro foco do instituto é a soberania e disponibilização de dados. Aplicando conceitos de Ciência Cidadã, o Ibict apoia instituições na modernização da gestão de dados de pesquisa, promovendo um planejamento estratégico de longo prazo para garantir que o Brasil avance em temas essenciais como Inteligência Artificial.
A presença do Ibict no Jornal da Cultura reforça seu compromisso com o acesso à informação qualificada e com o combate à desinformação, fortalecendo o papel da ciência na construção de uma sociedade mais informada e consciente.