Notícias
Foram abertas oficialmente ontem as comemorações em homenagem ao Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2025
A cerimônia oficial do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2025 foi realizada ontem no auditório do Interlegis, no Senado Federal, em Brasília (DF), marcando o início das comemorações.
Com o tema "Conecta Biblio 2025: Bibliotecas na Era da Inteligência", o evento foi oficialmente aberto no dia 10 de março, em celebração ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, e se estenderá até o dia 11 de abril de 2025.
O objetivo do evento é destacar a pluralidade de temas e práticas inovadoras no campo da Biblioteconomia. A iniciativa é uma realização do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1), da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
As comemorações do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário têm como tema central a Inteligência Artificial (IA) no contexto das bibliotecas. O objetivo é abordar as práticas inovadoras e a expertise dos profissionais da área que, além de uma formação humanística, estão cada vez mais atentos às transformações tecnológicas.
A abertura do evento contou com a participação de diversas autoridades e profissionais da área, entre eles: o diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Emmanuel Nunes Braga; a diretora da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação do Senado Federal, Daliane Aparecida Silveiro de Sousa; o diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, João Luiz Pereira Marciano; o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região, Johnathan Pereira Alves Diniz; a diretora da Biblioteca da Universidade de Brasília (UnB), Maria do Socorro Neri de Sousa; a deputada Federal Erica Kokay (PT-DF); além de bibliotecárias e bibliotecários de diversas instituições e convidados.
Na abertura do evento, o diretor do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia, Tiago Emmanuel Nunes Braga, destacou a honra de compartilhar a mesa com os presentes e participar da celebração. Ele enfatizou a relevância do seminário, que discute a inteligência artificial e o papel dos bibliotecários nesse contexto, “apoiando a transformação global que estamos vivendo em relação à tecnologia e suas implicações”.
Tiago Braga frisou como a inteligência artificial alterou a maneira como interagimos nas redes sociais, determinando quais atualizações vemos ou não. Ele exemplificou que, hoje em dia, é uma inteligência artificial que decide, por exemplo, se acompanha as atualizações de um amigo ou familiar e até que tipo de conteúdo lemos, como saúde ou meio ambiente.
Ele acrescentou que essa intermediação da inteligência artificial, embora mecanismo que centraliza a troca de informações entre as pessoas, não tem uma mediação suficientemente preocupante. Essa intermediação, segundo ele, deveria ser feita a partir de uma perspectiva sistêmica de concepção de informação e do papel da informação na sociedade em que vivemos. “É nesse contexto que entra a importância do papel do bibliotecário, que deve garantir que a informação seja gerida de forma responsável, acessível e precisa, garantindo que todos possam acessar e utilizar a informação de maneira ética, equitativa e benéfica para o desenvolvimento”, disse.
Ao final, ele elogiou os bibliotecários e acrescentou: "Então, eu tenho orgulho de estar hoje na direção do Ibict e embora eu não seja bibliotecário, sou cientista da informação, uma área que agrega a Biblioteconomia, a Arquivologia, a Museologia. O Ibict é o instituto das bibliotecárias e dos bibliotecários. Poucas profissões são regulamentadas e poucas profissões têm um instituto para chamar de seu, e a Biblioteconomia tem um instituto para chamar de seu”, ressaltou
Ele também comentou sobre a recente realização de um concurso, que ocorreu após vários anos de espera. "Agora, vamos receber bibliotecários em Brasília e no Rio de Janeiro, totalizando 15 novos profissionais. Isso representa uma transformação muito significativa, pois o último concurso realizado no Ibict foi o meu, em 2002, quando entrou apenas um bibliotecário”.
O presidente do CRB-1, Jonhathan Diniz, agradeceu a todos os participantes do evento, destacando o apoio fundamental “dos nossos parceiros, especialmente do Senado e da Câmara, que foram essenciais na logística e na organização, tornando o evento possível”.
Jonhathan Diniz também destacou que, nesta edição, o evento foi planejado para ocorrer ao longo de todo o mês de março, permitindo que todos possam participar e prestigiar as atividades. “Desde 2021, desenvolvemos esse formato de evento com diversas ações ao longo do mês, sempre com o apoio das instituições parceiras”, afirmou.
Ele desejou que todos aproveitem o evento e a proposta temática e convidou a todos para acessar o hotsite - https://bce.unb.br/biblio2025/ -, disponibilizado pela UnB, onde está toda a programação do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário, que acontece de 10 de março até 11 de abril de 2025.