Notícias
Escola Nacional de Informação e Criar Jogos abrem polo inédito em Brasília
As aulas, que são gratuitas, estão previstas para começar na segunda quinzena de março. Elas são destinadas a jovens a partir dos 12 anos. Confira como participar.
Estão abertas as inscrições para o primeiro polo do Criar Jogos em Brasília em parceria com a Escola Nacional de Informação (ENACIN) do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict). O projeto, criado pelo Instituto carioca Burburinho Cultural, está no seu quarto ano espalhando conhecimento tecnológico pelo Brasil. Inédito na capital do país, o curso será gratuito, para jovens a partir dos 12 anos, com foco no letramento midiático informacional, acessibilidade, tecnologia e game design. Para garantir uma vaga, basta se inscrever pelo site: https://www.criarjogos.com.br/
Priscila Seixas, Presidente do Instituto Burburinho Cultural, conta que nos quatro anos de projeto, já são 5 mil alunos inscritos. Ela destaca que: "a parceria do ENACIN com o Criar Jogos amplia a atuação do projeto, que não é apenas sobre ensinar jovens a programar ou criar jogos, mas também sobre prepará-los para navegar criticamente no mundo digital”.
As aulas, que estão previstas para começar na segunda quinzena de março, serão ministradas por meio de videoaulas, com acompanhamento de mediadores. Durante quatro meses, os alunos estarão imersos em conteúdos como alfabetização digital; cultura de jogos; roteiro e narrativa; programação; edição de som; arte e interface; criação de protótipos; game design e muito mais. Ao final do curso, haverá um concurso para premiar os melhores protótipos de games.
Mas onde ficará este polo? Conforme Priscila, as aulas vão acontecer no Centro de Ensino Médio 11, que fica na QNP 13, no P Norte, em Ceilândia. A grade com horários ainda está em negociação com a escola. Neste primeiro momento, as vagas podem ser preenchidas por alunos do colégio. Mas, o Instituto deve disponibilizar em breve, inscrições para jovens da comunidade. Além disso, o Criar Jogos também vai oferecer a modalidade EAD, com 1000 vagas em âmbito nacional.
Por que o letramento midiático?
Priscila Seixas explica que os estudantes do Ensino Médio têm apresentado diversas dificuldade tidas como básicas em um mundo hiperconectado. Dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em agosto de 2024 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comprovam isso.
Conforme o levantamento, os jovens brasileiros estão concluindo o Ensino Médio sem habilidades básicas, como diferenciar fato de opinião, observar informações claras em infográficos, calcular o percentual de reajuste de um valor, além de não compreenderem notícias, não reconhecem humor e/ou ironia em uma crônica e entre outras questões. “Nosso foco em letramento digital, tecnológico e midiático-informacional é essencial para que eles desenvolvam habilidades para enfrentar os desafios da desinformação e se tornem cidadãos mais conscientes e ativos na era digital", afirmou a Presidente do Criar Jogos.
Parceria inédita amplia impacto do projeto em Brasília
Na capital, o Criar Jogos contará com um diferencial importante: a parceria com o Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e a ENACIN (Escola Nacional de Informação do Ibict). A iniciativa permitirá a criação de um novo módulo sobre Integridade da Informação, no qual os alunos do laboratório social aplicarão ferramentas para aprofundar questões relacionadas ao combate à desinformação no ambiente digital.
Para Ricardo Pimenta, Coordenador da Coordenação de Ensino e Pesquisa (Coepi-Ibict), a parceria fortalece a formação dos jovens. "Essa iniciativa incrível trará o debate tão atual da desinformação juntamente com as práticas tão criativas e inovadoras da cultura gamer para o rol de atividades que nascem junto com nossa Escola Nacional de Informação, a Enacin", afirma.
A parceria com o Ibict, também permitirá que o Criar Jogos amplie seu impacto, incorporando um módulo de letramento midiático-informacional. De acordo com Ricardo Pimenta, o objetivo é capacitar os jovens para compreenderem e enfrentarem desafios relacionados à desinformação, tornando-os cidadãos mais críticos e preparados para a era digital. Além disso, a ENACIN, dentro do seu projeto científico de escola social, busca testar e aprimorar metodologias voltadas para a educação digital e tecnológica.
Conheça mais sobre o Criar Jogos
O Criar Jogos é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto General Motors, Núclea e Grupo Boticário, e realização do Instituto Burburinho Cultural, do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (Ibict), da Escola Nacional de Informação (ENACIM), e do Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.
Serviço:
Criar Jogos - polo Brasília
Quando: segunda quinzena de março
Onde: QNP 13 - P Norte - Ceilândia Norte - Centro de Ensino Médio 11
Inscrições abertas no site www.criarjogos.com.br
Acompanhe este e outros projetos pelo instagram: @criar.jogos