Notícias
Escola de Verão 2025 se consolida no PPGCI do Ibict
A Escola de Verão, uma ação de extensão do projeto Enacin-Ibict, abordou, durante as aulas ministradas, temas fundamentais da Ciência da Informação.
A Escola de Verão, uma ação de extensão do projeto Escola Nacional de Informação (Enacin), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), abordou, durante as aulas ministradas, temas fundamentais da Ciência da Informação, como mediação, regime de informação, inteligência artificial e desinformação. Além disso, ofereceu uma oportunidade para explorar questões centrais e urgentes no debate público, como a violência contra as mulheres e o consumo excessivo de tecnologias.
Integrando o calendário oficial do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI-Ibict), a Escola de Verão iniciou o semestre letivo de 2025 com a oferta de sete cursos, nas modalidades presencial e remota, realizados entre os dias 10 e 14 de março.
Uma semana depois do fim da Escola, alguns cursos online já alcançaram mais de 500 visualizações no YouTube, onde continuam disponíveis (veja o link ao final da matéria).
Mais de 700 certificados foram emitidos para as 300 pessoas que participaram de pelo menos um dos sete cursos gratuitos, oferecidos nos formatos presencial e remoto, por pesquisadores do Ibict e professores convidados.
"Neste meu segundo ano de participação oferecendo cursos presenciais, observei a inclusão não apenas de alunos de pós-graduação, mas também de estudantes de graduação, o que tem favorecido um desenvolvimento mais articulado das discussões. Outra novidade deste ano foi a participação de profissionais atuantes em bibliotecas, o que possibilitou uma troca mais efetiva entre teoria e prática, promovendo uma construção coletiva de conhecimento”, afirmou a docente Luciane Cavalcante, que ministrou o curso presencial “Mediação da Informação no Enfrentamento à Violência contra as mulheres: a contribuição das Bibliotecas”.
Ao final do curso, contou a professora e pesquisadora, “os participantes foram capazes de criar um mapa mental que delineia ações e serviços que podem ser implementados nas bibliotecas para enfrentar a violência contra as mulheres”.
Arthur Bezerra, pesquisador da Coepi-Ibict e coordenador da Escola de Verão, avalia que, “após cinco anos de atividades desde a primeira Escola de Verão, em 2020, consolidamos um modelo bem-sucedido em nossa programação. Com a oferta de cursos tanto presenciais quanto online, abertos à toda comunidade de estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior, conseguimos utilizar os fundamentos da Ciência da Informação para gerar conhecimentos em ciência, tecnologia e inovação, o que corresponde à missão do Ibict”.
Para Arthur Bezerra, o modelo híbrido tem se mostrado um grande acerto, pois possibilita a participação de docentes e discentes que não estão no Rio de Janeiro, nem mesmo no Brasil. Um exemplo disso é a doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI-Ibict/UFRJ, Camila Costa, que assistiu a algumas aulas diretamente de Portugal.
“O curso de Didática no Ensino Superior, ministrado remotamente pela professora Christina Berti, foi excelente. Definitivamente, a professora e os tópicos abordados contribuíram significativamente para compreender a didática como algo amplo e diretamente relacionado ao projeto político-pedagógico”, afirmou Camila Costa.
O coordenador da Enacin e pesquisador da Coepi-Ibict, Ricardo Pimenta, comemorou o sucesso da Escola de Verão 2025: "mais uma vez, a Escola de Verão superou nossas expectativas. Estamos muito felizes por sempre poder devolver ao público mais diversificado aquilo que nossos professores, parceiros, egressos e alunos têm feito de melhor."
Todos os cursos online das Escolas de Estação ficam disponíveis no canal do PPGCI no YouTube, no endereço: https://www.youtube.com/@ppgci_ibict-ufrj/playlists.
As ementas dos cursos oferecidos na Escola de Verão podem ser consultadas no seguinte endereço: https://enacin.ibict.br/escola-de-verao-2025/