Notícias
Revista Archeion Online publica artigos premiados de pesquisadores do Modelo Hipátia
A revista Archeion Online, periódico eletrônico vinculado ao curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, publicou, em sua primeira edição de 2025, dois artigos de pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) sobre o Hipátia, modelo de preservação digital para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis.
Os artigos “HIPÁTIA SMA: Serviço de Metadados de Acesso para Repositórios Arquivísticos Digitais” e “MODELO HIPÁTIA: integração com o software DSpace” foram apresentados e premiados no X Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), que aconteceu em Salvador (Bahia) entre 14 e 18 de outubro de 2024.
Em “HIPÁTIA SMA: Serviço de Metadados de Acesso para Repositórios Arquivísticos Digitais”, artigo elaborado por Cássio Felipe de Oliveira Pires, Luiz Felipe Sandes Nogueira e Marcelo Moro Brondani, os pesquisadores propõem soluções para um problema na disseminação automatizada de metadados de acesso enfrentada por repositórios digitais arquivísticos que utilizam os softwares Access to Memory (AtoM) e Archivematica.
A investigação busca compreender e explicar de que forma é possível superar a limitação constatada nos metadados de acesso em repositórios arquivísticos que utilizam Archivematica e AtoM integrados. De acordo com os autores, “explicar como é possível superar essa limitação é uma condição para o desenvolvimento de um serviço baseado em algoritmos que liberem todo o potencial do padrão ISAD(G) no âmbito do modelo de preservação Hipátia”.
Já no artigo “MODELO HIPÁTIA: integração com o software DSpace”, o coordenador de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação e responsável pelo projeto Hipátia, Alexandre Faria de Oliveira e os pesquisadores Raul Carlos Neres e Marilete da Silva Pereira, abordam uma discussão sobre a integração do Modelo Hipátia com o software DSpace, visando a preservação digital dos objetos digitais armazenados no software.
Em seguida, é apresentada uma “automatização computacional seguindo todas as etapas previstas no Modelo Hipátia, que almeja averiguar como preparar o modelo Hipátia para realizar a coleta, empacotamento, preservação e disseminação dos objetos digitais do DSpace e inferir se é possível, através do protocolo OAI-ORE, a integrar do Modelo Hipátia ao DSpace para a preservação digital de metadados e objetos digitais”.
Para ter acesso à edição completa da revista Archeion Online, clique aqui.