Notícias
Pesquisadores do Ibict participarão de eventos internacionais sobre IA, ética e comunicação no Uruguai
Os encontros ocorrerão de 27 a 30 de maio, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), em Montevidéu, no Uruguai.
Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Arthur Bezerra e Marco Schneider, além da professora Luciane Cavalcante, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict), participarão de dois eventos internacionais: o 2º Seminário sobre Inteligência Artificial em Informação e Comunicação e o 2º Simpósio Uruguaio sobre Ética em Informação e Comunicação. Os encontros ocorrerão de 27 a 30 de maio, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), em Montevidéu, no Uruguai.
Com foco nos impactos, desafios e oportunidades gerados pela inteligência artificial (IA) nas áreas de informação e comunicação, os eventos reunirão pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de diversos países. A abertura oficial das atividades será realizada no dia 28 de maio, às 9h, com um painel institucional conjunto.
Ainda no dia 28, ocorrerá o II Simpósio Uruguaio de Ética da Informação e da Comunicação, intitulado "Inteligências Artificiais em Disputa: Desafios Éticos para a Informação e a Comunicação". Organizado pelo Grupo de Ética em Informação e Comunicação (Getinco), o simpósio contará com a presença de convidados da Argentina, Brasil, Chile, Espanha e Uruguai, e se estenderá ao longo de todo o dia.
Durante os encontros, serão promovidas reflexões sobre as transformações tecnológicas em curso, com ênfase em aspectos éticos, na formação profissional e nas práticas disciplinares em um cenário cada vez mais influenciado por tecnologias de IA generativa.
No dia 29 de maio, será a vez do 2º Seminário sobre Inteligência Artificial em Informação e Comunicação, que abordará o tema "Formação e Prática em Tempos de Inteligência Artificial Generativa: Tensões e Desafios em Informação e Comunicação". O evento, organizado pelo Grupo de Estudos Críticos do Discurso Tradicionais e das Mídias Sociais (Gedimed), contará com a participação de ativistas, acadêmicos, figuras políticas e profissionais de diferentes nacionalidades.
Além dos painéis e mesas de discussão, ambos os eventos incluirão uma programação complementar, com apresentações de publicações, workshops e oportunidades de intercâmbio acadêmico, fortalecendo o diálogo e a cooperação internacional em torno dos temas emergentes da inteligência artificial nas áreas de informação e comunicação.