Notícias
Pesquisadora do PPGCI-Ibict promove ação de divulgação da ciência em escola estadual do Rio de Janeiro
A pesquisadora PPGCI-Ibict Luana Sales, ministrou uma palestra para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Macedo Soares, em Niterói (RJ).
A professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI-Ibict), Luana Sales, ministrou uma palestra para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Macedo Soares, em Niterói (RJ).
O tema abordou os caminhos do conhecimento científico e o combate à desinformação.
Intitulada “De onde vem o conhecimento e para onde ele vai”, a palestra explicou o percurso do conhecimento científico desde sua origem. Luana Sales contou que, para aproximar os alunos do tema, começou sua apresentação falando sobre sua própria trajetória, desde a adolescência, quando também estudava em uma escola estadual de Niterói, até se tornar professora e pesquisadora do Ibict.
“O objetivo foi mostrar as possibilidades que a ciência pode oferecer para os alunos da rede pública”, afirmou Luana Sales.
Segundo Luana Sales, a atividade integrou as ações de divulgação científica estimuladas pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), por meio do edital Jovem Cientista do Estado, e reforça o compromisso social da pesquisa desenvolvida no âmbito do PPGCI-Ibict, que busca aproximar ciência e sociedade através da educação.
A professora Luana Sales ressaltou que, ao compartilhar sua trajetória pessoal e discutir como o conhecimento é produzido, organizado, compartilhado e reusado, não apenas apresentou conceitos fundamentais da Gestão de Dados de Pesquisa, mas também incentivou o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes com a produção e o uso responsável da informação.
“A iniciativa evidencia o papel transformador da ciência quando articulada à realidade dos jovens das escolas públicas”, concluiu Luana Sales.