Notícias
Ibict lança laboratório e publica livro sobre observatórios em evento de encerramento de projeto de pesquisa
O Ibict apresentou, na última quarta-feira, 15 de maio de 2025, o Laboratório de Estudos em Observatórios e, na mesma ocasião, lançou o livro “Estudos em Observatórios: Conceitos, Modelo e Aplicações”.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apresentou, na última quarta-feira, 15 de maio de 2025, o Laboratório de Estudos em Observatórios. Na mesma ocasião, lançou o livro “Estudos em Observatórios: Conceitos, Modelo e Aplicações”, que reúne reflexões teóricas e práticas sobre o tema.
O evento celebrou o encerramento do projeto de pesquisa “Proposição de modelo de referência para construção de observatórios no âmbito governamental”, desenvolvido pela Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC-Ibict).
Saiba mais sobre o funcionamento do Laboratório de Estudos em Observatórios:
O Laboratório de Estudos em Observatórios foi criado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento, a consolidação e a aplicação das pesquisas relacionadas ao modelo proposto no projeto, funcionando como um espaço de articulação científica e técnica. Além disso, busca integrar e fortalecer, no âmbito do Ibict, as ações voltadas às temáticas abordadas, promovendo a troca de conhecimentos, o desenvolvimento de metodologias e o estímulo à criação de novos observatórios em diferentes áreas de interesse público.
O laboratório também se propõe a aprimorar continuamente o modelo desenvolvido, adaptando-o a diferentes contextos e demandas, bem como fomentar a concepção de novos modelos e ações voltadas ao monitoramento, avaliação e disseminação de informações.
Conheça mais detalhes sobre o livro “Estudos em Observatórios: Conceitos, Modelo e Aplicações:
Já a publicação do livro “Estudos em Observatórios: Conceitos, Modelo e Aplicações” reúne fundamentos teóricos, um modelo de referência e experiências práticas voltadas à criação e gestão de observatórios no setor governamental.
A obra é dividida em três partes: a primeira explora a origem e evolução dos observatórios, destacando as transformações impulsionadas pela sociedade da informação e pelas tecnologias. A segunda apresenta os resultados do projeto do Ibict, que desenvolveu um modelo de Observatório Digital, com características técnicas e conceituais para apoiar a criação ou aprimoramento de observatórios. A terceira parte exemplifica casos de observatórios digitais desenvolvidos pelo Ibict que contribuem para a disponibilização de informações às suas comunidades.
Diego José Macêdo, pesquisador da COTEC e coordenador do projeto, destacou que o livro reúne fundamentos teóricos, um modelo desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa, que pode servir de apoio à criação de observatórios e experiências práticas voltadas à criação e gestão de observatórios no setor governamental. "O objetivo é apoiar pesquisadores que atuam ou desejam ingressar na temática, oferecendo não apenas os fundamentos teóricos, mas também um modelo aplicável e experiências práticas", ressaltou.
A atividade, realizada no auditório do Ibict, reuniu Cecília Leite, coordenadora Geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade (CGIT); Alexandre Faria de Oliveira, coordenador Geral de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI); Silvana Vidotti, coordenadora de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA); Milton Shintaku, coordenador de Tecnologias para Informação (COTEC); Marcel Garcia de Souza, coordenador de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica (CODIC); Diego José Macêdo, pesquisador da COTEC e coordenador do projeto; Marcelo Schiessl, Janinne Barcelos e Wal Moraes, pesquisadores do Ibict, além de outros pesquisadores, servidores e colaboradores do Instituto.