Notícias
Diretor do Ibict apresenta Modelo Hipátia no 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em Goiânia
O diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, participou como debatedor no painel "Implantação de Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq.)", realizado durante o 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), que aconteceu entre os dias 6 e 9 de maio de 2025, em Goiânia (GO). O evento teve como tema central “Memória, Cultura e Diversidade”.
Organizado em parceria pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18) e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1 – Seção Judiciária de Goiás), o ENAM é uma iniciativa consolidada na agenda do Judiciário desde a publicação da Resolução CNJ nº 316/2020. O encontro é realizado anualmente, preferencialmente na semana do Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio.
Durante o painel, que teve como presidente de mesa a juíza Nara Borges Kaadi Pinto Moreira (TRT18) e mediação da Dra. Anita Job Lübbe (TRT4), Tiago Braga apresentou o Modelo Hipátia, uma proposta metodológica voltada à preservação digital arquivística. O modelo visa integrar os ambientes de gestão, preservação e acesso a documentos digitais, assegurando a sua autenticidade ao longo do tempo. Ele é fundamentado em normativas nacionais e internacionais que tratam das melhores práticas em preservação digital, gestão da informação e acesso seguro.
Braga também compartilhou com o público algumas soluções tecnológicas desenvolvidas a partir das diretrizes do Modelo Hipátia, entre elas o BarraPres e o ValidaPres. O BarraPres é um barramento de software livre que atua na extração, estruturação e empacotamento de pacotes de dados digitais segundo os princípios do modelo OAIS (Open Archival Information System). Já o ValidaPres é uma plataforma que permite validar a presunção de autenticidade de documentos digitalizados, com base na autenticação das imagens e na credibilidade dos documentos digitais.
Além de Tiago Braga, também participaram do painel especialistas de diversas instituições do Judiciário, como Cristiano Menezes Álvares (TJDFT), Reginaldo Pereira Matos (TST), Viller Ribeiro dos Santos (CSJT) e André Farias (TRT4). O 5º ENAM ofereceu uma programação diversificada com palestras, paineis de boas práticas e visitas técnicas, reunindo magistrados, servidores e profissionais da área de gestão documental e memória institucional, com o objetivo de fomentar a troca de experiências e fortalecer as políticas de preservação da história do Judiciário.