Notícias
Conheça a Rede Moara: plataforma aberta conecta ciência, software livre e soberania tecnológica
A ciência brasileira ganhou, nos últimos anos, um reforço na busca por autonomia digital e inovação colaborativa: a Rede Moara. Desenvolvida e mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a plataforma é um ecossistema de informação voltado à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que fortalece a infraestrutura científica nacional ao reunir e promover o uso de softwares livres, códigos-fonte e soluções técnicas produzidas por pesquisadores, desenvolvedores e instituições públicas.
Em tupi, moara significa “dar à luz, ajudar a nascer” — e essa é exatamente a vocação da Rede: oferecer as condições para o nascimento e florescimento de tecnologias abertas, colaborativas e reutilizáveis. A plataforma abriga um repositório de softwares, publicações técnicas e científicas, uma wiki, um ambiente virtual de aprendizagem e um fórum de discussão, ou seja, um espaço vivo de diálogo e criação coletiva.
Na Rede Moara, desenvolvedores e pesquisadores podem compartilhar seus códigos e projetos, consultar conteúdos e tirar dúvidas com a comunidade científica e tecnológica, promovendo o avanço da ciência e tecnologia de forma colaborativa.
Além de facilitar o acesso e a reutilização de tecnologias, a Rede Moara cumpre um papel estratégico ao garantir transparência, rastreabilidade e publicidade dos códigos desenvolvidos, especialmente por unidades vinculadas ao MCTI. Isso assegura a visibilidade das soluções criadas, respeita os direitos de propriedade intelectual e permite a colaboração de outros pesquisadores e desenvolvedores.
A Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC) do Ibict é a área responsável pela plataforma e possui uma equipe formada por profissionais com trajetórias diversas e complementares, vindos das áreas da Ciência da Informação, Computação, Comunicação, Design e Direito. Esse grupo multidisciplinar é responsável tanto pelo desenvolvimento técnico quanto pelas diretrizes éticas, jurídicas e informacionais que regem a plataforma.
“Ao reunir iniciativas públicas em uma estrutura integrada e transparente, a Rede Moara afirma-se como um instrumento para o avanço da Ciência Aberta no Brasil e relacionada à soberania tecnológica nacional. Assim, uma ferramenta de Estado, construída com base nos princípios da Administração Pública e nos valores da colaboração, da ética e do acesso ao conhecimento”, diz Milton Shintaku, coordenador da COTEC.
Em 2024, a Moara foi apresentada em eventos internacionais como a 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta, em Portugal, onde despertou o interesse de pesquisadores de diversos países lusófonos. A participação do Ibict incluiu a exposição de trabalhos sobre a importância da ciência baseada em software livre, o papel estratégico da plataforma para a soberania tecnológica e propostas de expansão da Rede para colaborações internacionais, incluindo o uso de indicadores para mensurar o impacto das tecnologias nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para saber mais e colaborar com a Rede, acesse: